Curso de Energias Renováveis da UEPB se consolida como referência no Sertão paraibano
Criado em 2021, o Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis ofertado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Campus IV em Sousa (PB), tem se firmado como uma iniciativa estratégica para a formação de profissionais capacitados em um setor cada vez mais essencial: o de energias limpas e sustentáveis. Primeira graduação da Paraíba dedicada ao tema e única no Sertão, o curso foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), a partir de uma análise técnica das potencialidades regionais.
Localizada em uma das regiões com os melhores índices de radiação solar do país — com média anual superior a 2.200 kWh/m² — e com ventos constantes e intensos, Sousa reúne as condições ideais para o desenvolvimento das energias solar, eólica e de biomassa. De acordo com o secretário da Secties, Claudio Furtado, a escolha da cidade como sede do curso é estratégica. “Essa região que abrange Sousa, Santa Luzia e Patos possui condições ideais para produção de energia solar e eólica, além do aproveitamento da biomassa como fonte energética”, destacou.
Além da localização privilegiada, o curso oferece formação prática aliada à realidade do mercado. O professor e coordenador do curso, José Alexsandro da Silva, explica que a cidade funciona como um verdadeiro laboratório a céu aberto. “Sousa é um ambiente estratégico para o desenvolvimento de competências em energias renováveis. Os alunos têm acesso direto a parques eólicos e experiências de campo, o que fortalece a formação profissional e científica”, afirmou.
A graduação, com duração de três anos e carga horária de 2.350 horas, oferta 40 vagas por semestre por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Desde a primeira turma, a empregabilidade dos egressos tem sido alta. Os primeiros diplomados, em 2024, já estão inseridos no mercado de trabalho e a segunda turma está prestes a colar grau em agosto deste ano.
O curso também tem promovido impactos sociais significativos. O estudante do 5º período, Freitas Neto, é um exemplo disso. Após 36 anos longe das salas de aula, ele voltou a estudar inspirado pela proposta do curso. “Com a força dos meus colegas, segui em frente e estou chegando ao fim. Hoje me sinto realizado e construí grandes amizades. Inclusive, fui eleito para o conselho deliberativo do Polo de Sousa”, contou com orgulho.
A presença do curso no Sertão tem contribuído para a redução da importação de mão de obra especializada, ao mesmo tempo que impulsiona a geração de emprego e renda na região. A chegada de novas empresas do setor de energia renovável em Sousa amplia ainda mais a demanda por profissionais capacitados. “A importância desse curso está em sua sintonia com as necessidades das empresas que aqui se instalam. Isso gera uma alta taxa de empregabilidade”, reforçou o secretário Claudio Furtado.
Ao formar profissionais em energias limpas, a UEPB contribui com a transição energética e o desenvolvimento sustentável do estado, preparando seus alunos para atuar como técnicos, gestores, empreendedores ou pesquisadores em uma área essencial para o futuro do planeta.
Você precisa fazer login para comentar.