Conselho Universitário aprova criação de curso superior Tecnólogo em Energias Renováveis

27 de agosto de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) terá mais um curso superior para formar novos profissionais no Sertão do Estado, agora na área de energias renováveis. A proposta de criação do Curso Superior Tecnólogo em Sistemas de Energias Renováveis foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) da Instituição, em reunião ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (27). A reunião, realizada por videoconferência e transmitida ao vivo pelo YouTube no canal Rede UEPB, foi presidida pela reitora Célia Regina Diniz, com a participação da vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, e do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado.

A proposta de criação desse novo curso foi apresentada pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e relatada pelo professor Félix Brito, que deu parecer favorável, destacando a importância das energias renováveis para melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar a economia do Estado. O curso, que propõe aproveitar os recursos naturais do Sertão, será realizado em parceria com o Governo Estado, provavelmente, já a partir do próximo semestre.

O curso será vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus IV, instalado na cidade de Catolé do Rocha, e nesse primeiro momento funcionará na cidade de Sousa, em um espaço do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Toda estrutura e custeio do curso será de responsabilidade do Governo do Estado e da prefeitura de Sousa, que também será parceira nessa iniciativa. A UEPB caberá ceder as suas expertises, através da concessão de professores de seu quadro, principalmente, dos câmpus do Sertão.

O curso pretende ofertar inicialmente 40 vagas na modalidade presencial, em regime semestral, com carga horária de 2.350 horas, e duração mínima de cinco e no máximo de oito semestres. O tecnológico, conforme destacou o professor Félix, atuará na área, atendendo demandas no setor energético nacional e regional, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. O conselheiro ainda destacou que as energias renováveis se tornaram importantes para a melhoria da qualidade de vida, sendo que para os consumidores essas fontes podem trazer vantagens diretas, sendo a principal delas a economia na conta de luz.

A reitora Célia Regina enfatizou a importância do curso e observou que a UEPB tem atuado em políticas e ações de sustentabilidade. Ela observou que a Instituição não está criando um novo câmpus, mas um curso vinculado ao CCHA. “O Governo do Estado fará um convênio com a UEPB, via Secretaria de Educação, para aportar recursos para este curso. Todo o material que será comprado para o laboratório é de responsabilidade do Governo do Estado” observou a reitora.

O secretário de Educação, Cláudio Furtado, também destacou a importância da parceria com a UEPB para a criação do curso tecnólogo, e lembrou que a Paraíba tem muito potencial para produção de energias renováveis. Ele observou que a UEPB contribuirá para a formação de jovens na região que poderão ser aproveitados com a implantação de grandes parques eólicos, que tornarão a Paraíba grande produtora de energia solar nos próximos anos.

“Esse curso é de fundamental importância para o desenvolvimento da região. A UEPB é o vetor para levar desenvolvimento para todas as regiões do Estado. A Secretaria agradece a UEPB por essa parceria”, destacou o secretário de Educação.

O pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, relatou que a proposta é fruto de um incessante trabalho realizado por uma comissão formada por professores e técnicos da UEPB e do Estado, tendo à frente a professora Vagna Rocha. Por conta do adiantar da hora, os conselheiros homologaram apenas a Resolução editada ad referedum, que altera a data de realização das reuniões dos Conselhos Superiores no mês de agosto de 2021, e adiaram os demais pontos da pauta para a próxima reunião do Consepe.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Reprodução Rede UEPB