Centro de Ciências Humanas e Agrárias recebe a 6ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba

7 de janeiro de 2022

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus IV, localizado na cidade de Catolé do Rocha, receberá a 6ª edição do Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba. A iniciativa reúne homens e mulheres da zona rural da região Nordeste que elaboram previsões de tempo e de clima a partir de observações das mudanças do ecossistema, da atmosfera, de posição e visibilidade de corpos celestes, dentre outros métodos tradicionais de previsão.

O evento será realizado na terça-feira (11), a partir das 8h30 no Auditório do CCHA. As previsões são, em geral, produzidas antes e durante a estação chuvosa, que ocorre em diferentes momentos para cada região do Semiárido. Os profetas das chuvas como são chamados, observam a natureza e validam o conhecimento empírico envolvidos nestas previsões. Muitos desses conhecimentos são transmitidos oralmente de geração a geração dentro do meio familiar, ainda que alguns dos profetas afirmem ter desenvolvido suas técnicas de previsão a partir de sua própria experiência com a natureza.

O evento seguirá todos os protocolos de segurança sanitária referente às medidas preventivas de combate à Covid-19, e também será disponibilizado um link com 30 minutos antes da abertura para que as pessoas possam acompanhar de forma virtual o o evento. O 6º Encontro dos Profetas da Chuva na Paraíba acontece através de uma parceria entre o Grupo Verde de Agroecologia de Abelhas, Campus IV da UEPB, SINPRAC– PB Catolé do Rocha, e o apoio do Instituto IBIS.