CCHA promove 1ª SEAGRO e 1ª FEAPE no Campus IV

28 de outubro de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus IV), em parceria com o Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER), realizou a 1ª FEAPE (Feira Agropecuária da UEPB). O evento foi realizado no período de 18 à 20/10/2022, de forma gratuita, promovendo a exposição de máquinas, equipamentos e insumos. Para tal, a equipe organizadora contou com o apoio e participação de empresas e cooperativas do setor agropecuário, reunindo laticínios, revendedores máquinas e equipamentos agrícolas, além de fabricantes de rações e insumos.

O Campus IV também realizou a 1ª SEAGRO (Semana de Agronomia), evento em que foram ministradas 06 palestras nas diversas áreas da agropecuária do semiárido brasileiro, tais como: reuso de água, produção de palma, alimentação de bovinos leiteiros, recuperação de solos e produção de hortaliças, que lotaram o auditório da CCHA. Também foram ministrados 12 minicursos que tiveram 354 participantes, os quais focaram em produção, transferência de tecnologias e empreendedorismo, todos relacionados com o segmento agropecuário. As palestras e os cursos foram realizados por profissionais voluntários de várias instituições, a saber: UEPB, UFCG, IFPB, SENAR-RN, Laticínios Belo Vale Ísis, etc.

O Diretor do Campus, Professor Edivan Nunes, avaliou o evento como uma oportunidade de integração da universidade com a sociedade, oferecendo capacitação e assistência técnica gratuita ao agronegócio da região. Ao tempo que a construção de parcerias, com as empresas que atuam na região, amplia os trabalhos de pesquisa e extensão e aumenta o leque de oportunidade para os alunos. “Essas parcerias irão beneficiar às empresas, aos professores e aos alunos. Com a oferta de estágios, o desenvolvimentos pesquisas e a publicação de artigos científicos, esperamos promover uma produção sustentável e competitiva, fortalecendo o agronegócio no Estado da Paraíba”.

Para Thiago Vitorino (Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste), a 1ª Feira da Agropecuária de UEPB foi um enorme sucesso. “Esse evento mostra o potencial do agronegócio no Território e a importância do papel da Universidade no fortalecimento dessa cadeia produtiva”. O evento abriu as portas da Universidade ao produtor, em especial ao Agricultor Familiar.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos Secretários de Estado, Sr.º Bivar Duda, da Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), e do Sr.º Joaquim Hugo Viera Carneiro, da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária Agricultura e Pesca (SEDAP). Ambos os secretários ressaltaram a importância das pesquisas e extensão realizadas pela Universidade, para o setor agropecuário.

O coordenador do curso de agronomia, professor Felipe Queiroga Cartaxo, avaliou os eventos como muito produtivos, rendendo novas parcerias público-privadas para o Campus. “É um evento para ficar no calendário anual da Universidade”, ressaltou o professor.

Clique aqui para ver fotos do evento.