2ª temporada do UniVERciência começa com reportagens sobre ciências, tecnologia e melhoramento vegetal

3 de setembro de 2021

Estreia neste sábado (4) a segunda temporada do UniVERciência, primeiro programa brasileiro de TV aberta e internet produzido por universidades públicas de forma conjunta. Criado em 2020, o projeto está na segunda fase, que contará com a exibição de 15 novos programas. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) segue colaborando, desde a primeira temporada, na elaboração, produção, edição e divulgação de conteúdos audiovisuais para a disseminação de conhecimentos, experiências e saberes de pesquisadores da instituição.

A primeira temporada teve início em maio de 2021 e também contou com a exibição de 15 programas que compartilharam os resultados de pesquisas e projetos desenvolvidos nas instituições. Na segunda temporada, a UEPB, através da Coordenação de Comunicação (CODECOM), elaborou três reportagens sobre pesquisas científicas da Universidade que serão apresentadas através do programa para a comunidade acadêmica e toda a população nos nove estados do Nordeste contemplados pela iniciativa.

No sexto programa, a UEPB apresenta uma matéria sobre a reconstrução de experimentos para auxiliar no ensino das ciências. A pesquisa, coordenada pela professora Ana Paula Bispo, busca relacionar a utilização de experimentos históricos como o telescópio, por exemplo, para tornar mais dinâmico o ensino de ciências como a Física. A proposta é incentivar os estudantes do Ensino Médio e também da Graduação para o senso de produção e não apenas reprodução do conhecimento.

Também deve ser veiculada a pesquisa do Laboratório de Tecnologias 3D do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), que desenvolveu um método com tecnologias 3D para auxiliar em procedimentos cirúrgicos. A iniciativa, que é acompanhada pelo coordenador técnico do laboratório de tecnologias 3D do NUTES, o engenheiro Rodolfo Castelo Branco, deve tornar mais rápidas, seguras e eficientes as cirurgias, o que pode beneficiar médicos e pacientes.

Outra pesquisa que a UEPB apresenta na segunda temporada do UniVERciência é sobre o melhoramento vegetal do feijão caupi, que está sendo testado para resistir às altas temperaturas e à escassez hídrica na região semiárida. O estudo é coordenado pelo professor Alberto Soares e tem parceria com unidades da EMBRAPA.

A estreia da segunda temporada está prevista para as 14h30 deste sábado, 4 de setembro, no canal Rede UEPB no YouTube. Todos os programas da primeira temporada do UniVERciência também estão disponíveis no mesmo canal. Atualmente o projeto conta com a participação de 40 instituições públicas de ensino superior do Nordeste. Além de novas universidades estaduais e federais de diversos estados, o programa teve a adesão de todos os 11 Institutos Federais nordestinos.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também passa a integrar a iniciativa, colaborando com a produção audiovisual de suas unidades no Nordeste, e com a distribuição, veiculando o programa através do Canal Saúde, em TV aberta para São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, e por parabólica para todo o território nacional. O programa pode ser assistido em diferentes dias e horários em mais de 15 emissoras, de todas as regiões do país, que juntas alcançam cerca de 80 milhões de pessoas, sendo disponibilizado, ainda, semanalmente nos canais de cada instituição participante na Internet.

Texto: Stella Costa (Estagiária)
Fotos: CODECOM

Texto: Stella Costa (Estagiária)
Fotos: CODECOM