Programa Gente Nossa completa série de 50 entrevistas com personalidades locais da cultura nordestina

13 de junho de 2017

Criado em 2011, como projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Jornalismo, o programa “Gente Nossa” completou esta semana a série de 50 entrevistas com personalidades locais que preservam e perpetuam a cultura nordestina.

O programa idealizado pela professora de Radiojornalismo, Gorete Sampaio, e realizado com apoio da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição, tem valorizado e resgatado a memória de importantes personagens que fazem parte da vida e da história da região, principalmente de Campina Grande.

Concebido em formato de rádio e veiculado através de uma web rádio, o “Gente Nossa” tem a produção, texto, entrevistas e gravações feitas por estudantes de Jornalismo, sob a orientação da professora Gorete Sampaio e do professor e jornalista Hipólito Lucena, funcionando como laboratório para os futuros profissionais da área. O programa é transmitido ao vivo pelo site do Repórter Junino e pelas mídias sociais Facebook e Instagram, além de ser veiculado no canal do Youtube (https://www.youtube.com/user/gentenossauepb).

A professora Gorete Sampaio explica que o projeto multimídia Gente Nossa surgiu a partir de um programa de rádio criado dentro do curso de Jornalismo da UEPB, no qual foi agregado outros elementos fora a sonora, na forma de vídeos e imagens. Este ano, a CODECOM reforçou ainda mais a parceria com o Departamento de Jornalismo e colocou seus profissionais em atuação no programa. No trabalho, a parte de áudio fica a cargo dos profissionais Gian Carlos e Josinaldo Ramos, e as gravações são de responsabilidade da jornalista Isis Coelho, do comunicólogo Apolo Ricarte e do técnico Mahatma Gandhi Vieira.

Transmitido direto do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), o programa já entrevistou diversos personagens entre músicos, artistas, poetas e escritores, a exemplo do cantor Alexandre Tan, o músico Luizinho Calixto, o poeta Francinaldo, Jessier Quirino, entre outros. O primeiro entrevistado da série foi o cordelista e radialista Tião Lima. Um tributo foi prestado a Jackson do Pandeiro, pelo cantor e compositor Biliu de Campina. O especial “Biliu canta Jackson”, também contou com a participação de Isaías Vicente, morador de Alagoa Grande, que desenvolve trabalhos na cidade relacionados ao artista.

Um dos programas transmitidos esta semana, dentro do clima dos festejos juninos da cidade, prestou homenagem ao sanfoneiro Severino Medeiros. Os conteúdos do programa estão disponíveis na web rádio junina hospedada no site www.reporterjunino.com.br.

Confira a relação dos artistas que participaram das edições do programa Gente Nossa:

1- Oliveira de Panelas
2- João Gonçalves
3- Amazan
4- Geraldo de Pocinhos
5- Sussa de Monteiro
6- Elino Julião Jr
7- Benedito do Rojão
8- Biliu de Campina
9- Ton Oliveira
10- Sandra Belê
11- Capilé
12- Coroné Grilo
13 – Massilon Gonzaga
14- Rangel Jr
15- Os Três do Nordeste
16- José Laurentino
17- Edmar Miguel
18- Inaudete Amorim
19- Tony Dumond
20- Manoel Monteiro
21- Abdias do Acordeon
22- Pepysho Nego
23- Flávio José
24- Jeito Nordestino
25- As Favoritas
26- Roninho do Acordeon
27- Dejinha de Monteiro
28- Astier Basílio
29- Chico de Assis
30- Jessier Quirino
31- Forró Bunito
32- Rui Vieira
33- Edglei Miguel
34- Carlos Perê
35- Eloisa Olinto
36- Duduta e seu regional
37- Luizinho Calixto
38- Alexandre Yan
39- Iponax Vila Nova
40- Porta Francinaldo
41- João Oliveira
42- Rosil Cavalcante
43- Zé Calixto
44- Franciel Andrade
45- Gente Boa
46- Marinês
47- Tião Lima
48- Jackson do Pandeiro
49- Antônio Dean
50- Severino Medeiros

Texto: Severino Lopes