4 de abril de 2019

O programa de extensão “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através dos projetos “Núcleo de Assessoramento Fiscal (NAF) de Campina Grande e de Monteiro” e “Escritório de Prática Contábil (EPC)”, auxiliará a comunidade em geral das cidades de Campina Grande e Monteiro no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2019, iniciado pela Receita Federal no dia 7 de março.

O atendimento à população, em Campina Grande, será nos dias 16 e 17 de abril, na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, e de 16 a 25 de abril, no Câmpus de Monteiro. Os alunos que prestarão assistência aos contribuintes que precisam fazer a sua Declaração do Imposto de Renda estão passando por treinamento com professores da Universidade e com profissionais da Receita Federal para uso do programa IRPF 2019, que estará aberto para o procedimento de declaração até o dia 30 de abril. Para fazer a declaração, os interessados precisam levar a documentação pessoal e todos os comprovantes necessários para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda.

Segundo a coordenadora do NAF Monteiro, professora Cristine Gomes, a sociedade ganha com o projeto através de vários fatores, uma vez que ele oferece à sociedade uma série de outras atividades, como palestras e feiras, ao longo de todo o ano, e a orientação para preenchimento da Declaração de Imposto de Renda é mais uma das importantes ações desenvolvidas e que beneficiam a população diretamente. O NAF de Campina Grande é coordenado pelo professor José Elinilton Cruz de Menezes, do Departamento de Contabilidade da UEPB. Os alunos integrantes estão sendo treinados pelos professores Vânia Teixeira e Francisco Leite, que também é representante da Receita Federal.

Treinamento de alunos, em Monteiro, para orientação à população na DIRF 2019

Conquistas

No final de 2017, o Programa Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento, coordenado pelo professor Francisco Leite, recebeu uma menção honrosa através da Agência de Comunicação RC&D, com o documentário sobre a Função Social e Econômica dos tributos, no 3° Concurso “Luz, Câmera e Educação Fiscal”, realizado pela Prefeitura de Santa Maria – RS. O curta foi produzido por alunos de Jornalismo que, em três minutos abordaram o tema “Função social e econômica dos tributos”.

Além disso, em 2016, o programa se destacou no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, promovido pela Federação Brasileira de Associação de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), no qual obteve o segundo lugar na categoria “Instituições”. O programa extensionista da UEPB envolve alunos dos cursos de Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Administração e Economia, capacitados por auditores da Secretaria da Receita Federal e da Controladoria Geral da União, e conta ainda com oito projetos simultâneos.

São metas da iniciativa inserir anualmente os alunos na prática extensionista da Instituição, capacitando-os na temática de educação fiscal e do empreendedorismo, potencializando o efeito multiplicador do alunado junto às suas respectivas comunidades, bem como realizar uma ou mais atividade por mês para cada um dos segmentos a seguir: contadores, advogados, administradores e empresariado, com o conteúdo de educação fiscal, técnico-profissional ou pertinente ao empreendedorismo.

O post Programa de extensão da UEPB orienta comunidade no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2019 apareceu primeiro em UEPB.