Núcleos

Departamento de Administração e Economia

  • Grupo de pesquisa em Gestão em Gestão do Conhecimento e Sustentabilidade – GECIS
  • Políticas públicas, trabalho e desenvolvimento
  • Grupo de pesquisa em estratégia empresarial

Departamento de Serviço Social

A Universidade possui três funções básicas: ensino, pesquisa e extensão, as quais devem ser indissociáveis como processos educativo, cultural e científico. Através de seus núcleos de pesquisa e/ou extensão, o Curso de Serviço Social da UEPB tem se voltado, ao longo de sua trajetória histórica, também às atividades de extensão e pesquisa, buscando consolidar uma articulação efetiva com a sociedade em que se insere, refletindo sobre suas contradições e desafios e propondo e desenvolvendo ações que contribuam para a construção de uma nova sociabilidade. A seguir, apresentamos os Grupos de Pesquisa atrelados ao Curso e certificados na Plataforma Lattes, junto ao CNPq, e suas respectivas linhas de pesquisa.

Ação Cultural Camponesa – Núcleo de Estudos Rurais (NER) – o grupo atua na microrregião da Borborema, junto aos grupos de agricultores e agricultoras familiares, procurando desenvolver pesquisas que tenham como foco o desenvolvimento rural, as relações raciais e a educação, considerando as relações entre campo e cidade. O objetivo Geral do Núcleo de Estudos Rurais é de planejar, desenvolver e executar programas, projetos de pesquisa e extensão, de forma interdisciplinar envolvendo graduação, pós-graduação, técnicos e comunidades nas ações de cunho social, econômico, educacional, ecológico e agrário na região da Paraíba.

Grupo Flor e Flor Estudos de Gênero
Desenvolve estudos e pesquisas acerca da temática de gênero e presta assessoria a grupos e movimentos sociais e mantém: 1)Articulação com redes e associações científicas; 2) Produção de conhecimento; 3) Capacitação docente; 4) Projetos de extensão financiados; 5) Projetos de pesquisa financiados. Suas linhas de pesquisa são: gênero e educação, gênero, sexualidade e identidade, gênero e saúde, gênero, trabalho e desenvolvimento.

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Proteção Social (GETRAPS) Dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas relacionadas à crise capitalista contemporânea e às transformações no mundo do trabalho e suas implicações nas formas de proteção social. Inclui, como eixo de análise, um enfoque na atual configuração das políticas sociais que integram a seguridade social e sua relação com a organização do trabalho do assistente social.

Núcleo de Pesquisa e Práticas Sociais (NUPEPS) – O trabalho do Núcleo direciona-se para a produção de conhecimento, através do desenvolvimento de pesquisas, buscando subsidiar a formação profissional e a intervenção social. Além disso, objetiva desenvolver atividades de extensão e assessoria a órgãos governamentais e não-governamentais e movimentos sociais nas temáticas relacionadas às suas linhas de pesquisa: 1ª: O trabalho no capitalismo contemporâneo; 2ª: Movimentos sociais, cultura e política; 3ª: Políticas sociais e gestão democrática; 4ª: O Serviço Social, a Formação Profissional e a Produção do Conhecimento. Procura-se ainda estimular a participação do corpo discente e docente nas atividades desenvolvidas pelo Núcleo, contribuindo para o debate e a democratização do conhecimento no meio acadêmico e com a sociedade.

Núcleo de Pesquisa e Extensão Comunitária Infanto-Juvenil (NUPECIJ) – Realiza estudos e pesquisas para subsidiar políticas de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no município de Campina Grande e no Estado da Paraíba. Contribui para a produção de conhecimentos e tecnologias sociais de enfrentamento a problemáticas da infância e juventude. Presta apoio e assessoria técnica e pedagógica a entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças e adolescentes. Contribui com a rede pública de ensino na prevenção e enfrentamento a violência visando à revisão de suas práticas no cotidiano escolar.