14 de agosto de 2019

Começa na próxima segunda-feira (19), o prazo para inscrições e submissão de trabalhos na segunda edição da “Grão Fino: Semana de Fotografia”, evento promovido pelos cursos de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A programação será realizada entre os dias 2 e 4 de outubro, com palestras, debates, oficinas, exposições e grupos de trabalho.

A data escolhida para o início das inscrições marca a comemoração do Dia Internacional da Fotografia. Foi em 19 de agosto de 1839 que ocorreu o registro oficial da invenção do Daguerreótipo, tecnologia responsável por difundir o processo fotográfico. As comemorações começam no domingo (18), quando a equipe da “Grão Fino” vai promover uma “saída fotográfica”, percorrendo monumentos e cenários do centro da cidade. O ponto de encontro será o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), mais conhecido como “Museu dos Três Pandeiros”, a partir das 8h30.

Coordenada pelo professor Sóstenes Lopes (UFCG), integrante da comissão organizadora da “Grão Fino”, a saída fotográfica está aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Fotógrafos amadores e profissionais podem participar desse momento de confraternização e troca de experiências. As melhores fotos produzidas nessa “aula de campo” serão selecionadas posteriormente para a organização de uma exposição.

Prazos

A submissão de trabalhos na “2ª Grão Fino” ocorrerá de 19 de agosto a 9 de setembro. Serão aceitos artigos acadêmicos relacionados às seguintes linhas de pesquisa:
1- Fotografia documental, memória e fotojornalismo
2- Fotografia contemporânea
3- Fotografia, educação e acessibilidade

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.coletivof8.com/graofino, onde as normas de publicação estão disponíveis para consulta. Além do site, a comissão organizadora está disponibilizando o e-mail graofino.foto@gmail.com para quem desejar manter contato e obter mais informações. A programação completa do evento será divulgada no decorrer de agosto.

“Grão Fino: Semana de Fotografia” conta com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e será realizada pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF). A UEPB e a UFCG são as instituições promotoras. O evento conta ainda com a parceria do projeto de extensão “Coletivo F8: Site de Fotojornalismo”, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB e da Mega Álbum Encadernações Fotográficas.

Texto: Rostand Melo

O post “Grão Fino: Semana de Fotografia” promove aula de campo e anuncia prazo para inscrições apareceu primeiro em UEPB.