31 de outubro de 2019

Teve início, na noite de quarta-feira (30), no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, a 2ª edição da Grão Fino: Semana de Fotografia. A conferência de abertura contou com a participação do renomado fotojornalista Evandro Teixeira, autor de cliques históricos de momentos e personalidades do Brasil.

Ao palestrar para uma plateia atenta e curiosa, Evandro comentou sobre os riscos que passou durante sua carreira, falou da experiência de trabalhar no Rio de Janeiro durante a Ditadura Militar e citou o tempo que fotografou no Chile como a época mais perigosa de seu trabalho, entre outros fatos.

Em sua palestra, o fotojornalista exibiu mais de 200 fotos do seu acervo, imagens de momentos marcantes em sua carreira que figuram o período da Ditadura Militar No Brasil, a queda do governo no Chile, a morte de Pablo Neruda e registros de momentos importantes de figuras de renome como Pelé carregando a tocha olímpica e a piscada de olho de Ayrton Senna, além da cobertura de muitas Olimpíadas e Copas do Mundo.

Sobre o fato de ser um dos fotojornalistas mais importantes do país, Evandro definiu que é apenas um fotojornalista que trabalhou e aprendeu muito trabalhando em jornal e que viajou bastante, sempre vivenciando grandes momentos históricos. E para aqueles que desejam seguir carreira no fotojornalismo, ele orientou que, para começar, é importante sempre acreditar. “É preciso acreditar em você, estudar muito, fotografar muito e buscar o cotidiano do Brasil sem nunca desistir. Nunca fui para uma missão dizendo que não daria certo. Sempre achava que ia dar certo e sempre deu certo”, frisou.

A Grão Fino é uma realização conjunta dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e do Coletivo F8, tendo como parceira a Mega Álbum. Segundo o professor e fotógrafo Sóstenes Lope, a junção das duas universidades de Campina Grande foi de grande importância para realização e sucesso do evento.

Segundo o professor de Fotojornalismo da UEPB, Rostand Melo, a palestra com Evandro Teixeira foi de suma importância para os estudantes de Comunicação Social. “Quando a gente fala de fotojornalismo, ele é uma referência quase obrigatória e ter esse contato direto é estimulante”, ressaltou. A Grão Fino segue com sua programação até esta sexta-feira, 1º de novembro, com exposições e diversas oficinas fotográficas. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço eletrônico https://www.doity.com.br/graofino.

Texto: Analice Oliveira e Viviane Duarte (Assessoria Grão Fino)
Fotos: Joyce Lima e Wallington Cruz (Assessoria Grão Fino)

O post Evandro Teixeira narra bastidores de fotos históricas na abertura da Grão Fino: Semana de Fotografia apareceu primeiro em UEPB.