16 de outubro de 2019

Evandro Teixeira, um dos repórteres fotográficos mais importantes do jornalismo brasileiro, estará em Campina Grande para proferir a conferência da abertura da “Grão Fino: Semana de Fotografia”. O evento acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, em uma realização conjunta dos cursos de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento.

A conferência de Evandro Teixeira acontecerá no dia 30 de outubro, às 19h, no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica, localizada no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. O fotojornalista vai tratar do tema “A Fotografia no Contexto da História”, apresentando algumas das fotografias de sua autoria que ilustraram as páginas dos jornais e livros de História durante seus mais de 50 anos de atuação no fotojornalismo.

O “Jornal do Brasil” foi o principal veículo de atuação de Evandro Teixeira, onde trabalhou por 47 anos. Suas lentes registraram momentos históricos, como a deflagração do Golpe Militar de 1964, quando se infiltrou no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, para registrar a movimentação das tropas. Também registrou imagens marcantes da Passeata dos 100 mil, em 1968, e foi o único repórter fotográfico a cobrir o funeral do poeta Pablo Neruda, em 1973, no Chile.

Entre as imagens mais famosas de Evandro também estão retratos de personagens importantes do esporte e da cultura nacional, a exemplo da famosa cena da piscada de olho de Ayrton Senna, do encontro descontraído de Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Chico Buarque sentados no chão ou ainda da cena de Carlos Drummond de Andrade em inusitada pose no chão de casa. Drummond, que dedicou um poema ao fotógrafo, chamado “Diante das fotos de Evandro Teixeira”.

Baiano de Irajuda, o fotojornalista iniciou sua carreira em 1957, no Rio de Janeiro. Além do Jornal do Brasil, também atuou pelo “Diário da Noite” e “O Jornal”, ambos dos Diários Associados. Durante a carreira, recebeu prêmios internacionais promovidos por entidades como a Unesco, Nikon e Sociedade Interamericana de Imprensa. Publicou oito livros com sua produção no documental e de fotojornalismo, entre eles “Canudos 100 anos” e “Evandro Teixeira: retratos do tempo”, além da publicação de uma biografia de autoria da jornalista Silvana Costa Moreira.

Inscrições

A “Grão Fino: Semana de Fotografia” vai oferecer uma programação diversificada, com palestras, debates, oficinas, apresentações de artigos científicos e exposições fotográficas. As inscrições podem ser feitas no endereço eletrônico www.coletivof8.com/graofino, vinculado ao site “Coletivo F8”, do Curso de Jornalismo da UEPB. Não haverá cobrança de taxa e as inscrições são abertas para estudantes, profissionais e pesquisadores de diversas áreas vinculadas à fotografia ou para quem busca o primeiro contato com a arte fotográfica.

O evento é uma realização conjunta dos cursos de Jornalismo da UEPB e Arte e Mídia da UFCG, com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq) e parceria da Mega Álbum Encadernações Fotográficas. Mais informações podem ser obtidas no perfil oficial do evento no Instagram (www.instagram.com/graofino.fotografia).

Colaboração de texto: Rostand Melo (Professor)
Fotos: Evandro Teixeira e Arquivo pessoal

O post Abertura da Grão Fino: Semana de Fotografia contará com conferência do fotojornalista Evandro Teixeira apareceu primeiro em UEPB.