Projeto de extensão no CCJ esclarece futuros advogados sobre múltiplos significados da teoria de gênero

29 de agosto de 2019

Um projeto de extensão desenvolvido no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está esclarecendo os futuros advogados e operadores do Direito sobre os múltiplos significados da teoria de gênero. Intitulado “Para além da ideologia: uma construção teórico científica do pensamento de gênero”, o projeto consiste em visita de estudantes às salas de aula do CCJ, nas quais as extensionistas procuram esclarecer e tirar dúvidas sobre o tema, além de aplicarem um questionário junto a comunidade acadêmica.

Os encontros duram 10 minutos e são realizados com a permissão dos professores do Centro. O projeto é coordenado pelo professor Luciano Nascimento e executado pelas estudantes do 1º período do curso de Direito, Beatriz Cunha Alves, Brenda Pinheiro Araújo, Déborah Lourenço dos Santos Costa e Rafaela Gouveia Ferreira.

A iniciativa teve sua primeira etapa concluída essa semana. Como culminância das atividades, foi realizado, no Auditório do CCJ, o Simpósio “Relações de Gênero e Direitos Humanos”, que tratou, em formato de mesa redonda, dos temas “Feminicídio, um retrato brasileiro da desigualdade de gênero” e “Naturalização e banalização dos processos institucionalizados de violência de gênero”. Advogados, professores, delegados de política, promotores e juízes participaram do seminário.

A ação extensionista está em funcionamento desde janeiro deste ano e se estende até o final de dezembro. Ao final, as estudantes vão produzir um relatório científico. A teoria – ou ideologia – de gênero é uma expressão usada pelos críticos da ideia de que os gêneros são, na realidade, construções sociais.

Texto: Severino Lopes

O post Projeto de extensão no CCJ esclarece futuros advogados sobre múltiplos significados da teoria de gênero apareceu primeiro em UEPB.