CCJ

CCJ

Centro de Ciências Jurídicas

Histórico

A implantação de um Curso de Direito era uma sonhada aspiração de todas as lideranças de Campina Grande, tendo sido do economista, Sr. Edvaldo de Sousa do Ó, como Reitor da Universidade Regional do Nordeste, a criação da Faculdade de Direito, em l3 de março de l967.

Inicialmente, o curso funcionou nas dependências da Igreja Evangélica Congregacional, tendo como seu primeiro Diretor o Pastor Raul de Sousa Costa, que foi um dos idealizadores do mesmo. A primeira turma foi formada por cem alunos, sendo o curso pago e ainda não reconhecido pelo Ministério da Educação. Posteriormente, mudou-se para o Seminário Diocesano “São João Maria Vianey”; logo em seguida, foi transferido para a Faculdade de Administração, onde se formou a primeira turma; e por último, o curso foi instalado no tradicional Colégio Anita Cabral, onde se encontra até os dias de hoje.

Integrando inicialmente a Fundação Universidade Regional do Nordeste (FURNE) e, consecutivamente, com o processo de Estadualização da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em 18 de dezembro de 1971, a Faculdade de Direito foi inserida, tendo o Prof. Sebastião Guimarães Vieira como Reitor dessa instituição.

Convém enfatizar que de início o Curso de Direito desempenhava um papel de formação de uma classe política, intelectual e empresarial, que deixava de emigrar para outras cidades. Contudo, atualmente buscamos a formação de juristas conscientes e com reflexões críticas, comprometidas com os valores sociais locais e globais, relacionados com a defesa dos Direitos Humanos, com a dignidade das pessoas e com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, típica dos Estados Democrático de Direito.

Assim, o presente projeto tenta dar seguimento ao sonho dos idealizadores deste Curso, de dotar a cidade de Campina Grande de profissionais capacitados para dar suporte ao desenvolvimento jurídico, político, econômico e social de nosso país, e precipuamente de nossa região.