31 de maio de 2019

O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, durante os turnos da manhã e noite desta terça-feira (28), o 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual. Foram promovidas duas mesas redondas como forma de atividade do projeto de extensão “Espectro LGBTQI+”, coordenado pelo professor Glauber Salomão Leite. O evento foi motivado para reafirmar a cidadania LGBTQI+ e formar uma rede de enfrentamento à LGBTfobia na Paraíba.

As mesas redondas foram realizadas no Auditório do CCJ e contou com a participação dos alunos do Curso de Direito da UEPB, Câmpus de Campina Grande, bem como estudantes de outras instituições, profissionais do Direito e autoridades judiciárias. Todos os debates foram voltados à promoção da cidadania dos integrantes do movimento LGBTQI+ à luz dos Direitos Humanos.

A primeira mesa teve como tema “Crimes homofóbicos e a promoção dos direitos humanos”. Participaram dela os professores José Baptista de Mello Neto e Michelle Barbosa Agnoleti, além do presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/PB, Klêrysthon Carolino. Os mediadores foram as estudantes Bárbara Morais de Moura e Maria Camila Marinho Silva.

No turno da noite foi promovida a mesa “Transexualidade e os direitos ligados ao pleno desenvolvimento da personalidade”. Nela, contribuíram com o debate o professor Glauber Salomão Leite; Camilo de Lélis Diniz de Farias, membro da coordenação do Espaço LGBT de Campina Grande; e o estudante e ativista Julian Santos. A mesa foi mediada por Brenda Pinheiro Araújo e Wellington Martins da Silva Júnior.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação

O post Centro de Ciências Jurídicas da UEPB promove 1º Simpósio Cidadania e Diversidade Sexual apareceu primeiro em UEPB.