29 de julho de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires (FAUBA) firmaram parceria para o desenvolvimento de estudos sobre agronomia de regiões semiáridas. Essa cooperação foi fruto de missão científica realizada pelo professor Josemir Maia, diretor de Incubação Empresarial da Agência de Inovação Tecnológica (Inovatec) e membro do Mestrado em Ciências Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na Argentina.

Na última sexta-feira (26), professor Josemir se reuniu com o Secretário de Investigación y Posgrado Facultad de Agronomía Universidad de Buenos Aires, Roberto Fernández, e com a professora Mariela Andreozzi Coordenadora de Relações Internacionais da FAUBA, com os quais tratou sobre a parceria institucional internacional. A ideia é desenvolver trabalho conjunto entre as duas universidades, principalmente para estudos relacionados a agronomia de regiões semiáridas. “São dois semiáridos distintos, mas que apresentam características muito similares, principalmente sobre a disponibilidade de água para irrigação e problemas de salinidade no solo e na água”, destacou o professor.

Professor Josemir enfatizou a importância do encontro que pode resultar em oportunidade de intercâmbio de pesquisa entre as universidades, envolvendo alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado, além de professores interessados em qualificação, transferência de tecnologias e intercâmbio científico. Ele observou que nas pesquisas do Laboratório de Tecnologias da Produção Vegetal (LAPROV), a parceria com as pesquisadoras Karina Balestrass Romina Giacometti, ambas da FAUBA, vai promover avanços biotecnológicos com possibilidades de patentes e desenvolvimento de startups nos dois países.

Texto: Severino Lopes
Foto: Divulgação

O post Universidade Estadual da Paraíba firma convênio de pesquisa com Faculdade de Agronomia de Buenos Aires apareceu primeiro em UEPB.