Sexta etapa do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos é suspensa após falecimento de músico

21 de novembro de 2019

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), informa que a sexta etapa do 3º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos foi suspensa na última quarta-feira (20), em decorrência do falecimento do músico Antônio Honorato Nunes, durante apresentação no evento. O artista, que tocava pandeiro, sentiu-se mal enquanto se apresentava, no Câmpus de Catolé do Rocha, e foi a óbito, vítima de uma infarto fulminante.

Toinho de Honorato, como era conhecido no meio artístico, foi socorrido imediatamente para o Hospital Regional Dr. Américo Maia, mas não resistiu. A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba, em nome da comissão organizadora do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos e da Direção do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), lamenta profundamente o ocorrido e destaca que os últimos momentos de Antônio Honorato Nunes, antes da fatalidade, foram de alegria e celebração da arte paraibana.

Entre os músicos da Procult, ele se divertiu, cantou e tocou, tomando parte ativamente nas práticas do Encontro. Toinho deixa um legado de alegria e amor pela música. Após o artista ser encaminhado ao hospital, toda a plateia do evento fez uma oração, seguida da Ave Maria Sertaneja, em sua homenagem. Toinho era natural de Riacho dos Cavalos (PB) e será sepultado na tarde desta quinta (21), no Cemitério São Francisco, em Riacho dos Cavalos. Familiares e amigos contam que ele residia em João Pessoa, mas sempre visitava o Sertão e era declaradamente apaixonado por forró.

Texto: Oziella Inocêncio
Fotos: Hugo Tabosa