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Centro de Ciências Humanas e Agrárias

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Estudo da UEPB sobre efeitos da salinidade do solo nas plantas será apresentado em evento internacional

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O êxito das pesquisas desenvolvidas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem repercutido cada vez mais no universo científico e, com isso, chamado a atenção de pesquisadores de diversos países. Prova disso é a participação cada vez maior de docentes da Instituição como convidados para ministrar as principais palestras de eventos internacionais em diversas áreas do conhecimento.

No próximo dia 22 de julho, estudos desenvolvidos pela Universidade Estadual sobre como a seca e a salinidade no solo podem afetar o crescimento das plantas serão apresentados pelo professor Josemir Moura Maia, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus de Catolé do Rocha, no 6º Congresso da Rede Argentina de Salinidade, tradicional evento que reúne pesquisadores da área agronômica de toda a Argentina, região Sul do Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Professor Josemir foi convidado para ministrar palestra magistral, no primeiro dia do evento. Para ele, o convite comprova a relevância das ações realizadas pela UEPB, que vêm se destacando internacionalmente e apresentando potencial que chama a atenção do mundo da pesquisa, colocando a Universidade em posição de destaque nos principais eventos científicos internacionais. A palestra a ser proferida pelo professor Josemir tem como tema “Mecanismos antioxidantes involucrados en el control del crecimiento de raíces de vigna unguiculata bajo condiciones de estrés salino (Mecanismos antioxidantes envolvidos no controle do crescimento radicular de ‘vigna unguiculata’ em condições de estresse salino)”.

Segundo professor Josemir, “a ocasião também será proveitosa para ampliar o network entre pesquisadores da UEPB e da Argentina, especialmente da FAUBA-UBA (Facultad de Agronomia da Universidad de Buenos Aires) e estreitar ações de pesquisa e intercâmbio entre nosso Mestrado em Ciências Agrárias e o Programa de Pós-Graduação em Agropecuária da UBA, que consequentemente levarão a firmar um convênio de ensino e pesquisa entre os dois programas de pós-graduação”.

Apenas dois pesquisadores brasileiros foram convidados a palestrar no congresso. Além do professor Josemir Moura, da UEPB, participará do evento o professor Nildo da Silva Dias, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). “Agradeço o apoio da Coordenação do Mestrado em Ciências Agrárias, ao Departamento de Agrárias e Exatas e, especialmente, à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, bem como à Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), pelo apoio e incentivo”, destacou professor Josemir.

Texto: Tatiana Brandão

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No próximo dia 22 de julho, estudos desenvolvidos pela Universidade Estadual sobre como a seca e a salinidade no solo podem afetar o crescimento das plantas serão apresentados pelo professor Josemir Moura Maia, do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), Câmpus de Catolé do Rocha, no 6º Congresso da Rede Argentina de Salinidade, tradicional evento que reúne pesquisadores da área agronômica de toda a Argentina, região Sul do Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Professor Josemir foi convidado para ministrar palestra magistral, no primeiro dia do evento. Para ele, o convite comprova a relevância das ações realizadas pela UEPB, que vêm se destacando internacionalmente e apresentando potencial que chama a atenção do mundo da pesquisa, colocando a Universidade em posição de destaque nos principais eventos científicos internacionais. A palestra a ser proferida pelo professor Josemir tem como tema “Mecanismos antioxidantes involucrados en el control del crecimiento de raíces de vigna unguiculata bajo condiciones de estrés salino (Mecanismos antioxidantes envolvidos no controle do crescimento radicular de ‘vigna unguiculata’ em condições de estresse salino)”.

Segundo professor Josemir, “a ocasião também será proveitosa para ampliar o network entre pesquisadores da UEPB e da Argentina, especialmente da FAUBA-UBA (Facultad de Agronomia da Universidad de Buenos Aires) e estreitar ações de pesquisa e intercâmbio entre nosso Mestrado em Ciências Agrárias e o Programa de Pós-Graduação em Agropecuária da UBA, que consequentemente levarão a firmar um convênio de ensino e pesquisa entre os dois programas de pós-graduação”.

Apenas dois pesquisadores brasileiros foram convidados a palestrar no congresso. Além do professor Josemir Moura, da UEPB, participará do evento o professor Nildo da Silva Dias, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). “Agradeço o apoio da Coordenação do Mestrado em Ciências Agrárias, ao Departamento de Agrárias e Exatas e, especialmente, à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, bem como à Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI), pelo apoio e incentivo”, destacou professor Josemir.

Texto: Tatiana Brandão

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Alunos extensionistas da Universidade Estadual desenvolvem ação ambiental no Presídio do Serrotão

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Um projeto extensionista desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando atividades voltadas para a melhoria do meio ambiente no Presídio do Serrotão, em Campina Grande. Em seu primeiro ano de funcionamento, o projeto “Educação em Direitos Humanos e Meio Ambiente: uma proposta de ressocialização através da implantação do Núcleo de Reciclagem e Beneficiamento no Complexo Serrotão em Campina Grande”, coordenado pelo professor Edivan Nunes, já realizou cinco visitas ao presídio, que resultaram na criação de uma horta comunitária.

Na última visita, realizada no último sábado (6), os alunos do projeto criaram uma minicomposteira utilizando resíduos vegetais, além de fornecerem orientações sobre plantio, propagação e uso de ervas medicinais aos apenados da unidade prisional. Para criar a composteira, o Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) disponibilizou materiais para o pessoal da horta do Serrotão, como rolo de arame farpado, rastelo, bandejas de polietileno com células para produção de mudas, três quilos de arame galvanizado, mudas de maracujá e de diversas plantas medicinais.

Professor Edivan explica que a horta já existia no Presídio, mas não estava dentro dos padrões técnicos adequados. Com o trabalho dos extensionistas, a horta foi adequada para pleno funcionamento. Integram o projeto dez alunos extensionistas, sendo seis do curso de Ciências Agrárias (Câmpus de Catolé do Rocha), dois de Agroecologia (Câmpus de Lagoa Seca) e dois do curso de Jornalismo (Câmpus de Campina Grande).

O projeto é financiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e recebe recursos da ordem R$ 98 mil. O pró-reitor de Extensão, professor José Pereira, ressalta que a Universidade, através de ações extensionistas, traz como um dos propósitos desenvolver estratégias que englobam a questão da qualidade de vida, capacitação e geração de renda, visando a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

A iniciativa tem como objetivo implementar o plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos, através da educação ambiental, atendendo a proposta de inclusão social e de geração de renda, bem como promover atos de educação ambiental, articulando ações com os reeducandos.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

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Professor Edivan explica que a horta já existia no Presídio, mas não estava dentro dos padrões técnicos adequados. Com o trabalho dos extensionistas, a horta foi adequada para pleno funcionamento. Integram o projeto dez alunos extensionistas, sendo seis do curso de Ciências Agrárias (Câmpus de Catolé do Rocha), dois de Agroecologia (Câmpus de Lagoa Seca) e dois do curso de Jornalismo (Câmpus de Campina Grande).

O projeto é financiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação e Cultura (MEC), e recebe recursos da ordem R$ 98 mil. O pró-reitor de Extensão, professor José Pereira, ressalta que a Universidade, através de ações extensionistas, traz como um dos propósitos desenvolver estratégias que englobam a questão da qualidade de vida, capacitação e geração de renda, visando a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

A iniciativa tem como objetivo implementar o plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos, através da educação ambiental, atendendo a proposta de inclusão social e de geração de renda, bem como promover atos de educação ambiental, articulando ações com os reeducandos.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

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Pesquisa desenvolvida na UEPB comprova viabilidade para exploração do abacaxizeiro pérola no Sertão

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Uma pesquisa desenvolvida na Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), comprovou a viabilidade técnica para a exploração do abacaxizeiro pérola no Sertão paraibano. O coordenador da pesquisa, professor José Geraldo Rodrigues dos Santos, estudou os efeitos de doses de biofertilizante e de lâminas de irrigação na produção da fruta em condições semiáridas, bem como sua qualidade, mostrando a eficiência do uso de biofertilizante, aplicado via fertirrigação, na produção do abacaxi.

A pesquisa foi realizada no Câmpus IV da UEPB, em Catolé do Rocha, entre os meses de abril de 2017 e novembro de 2018. A cidade tem clima seco, do tipo estepe, com temperatura média anual de 26,9ºC, evapotranspiração média anual de 1.707 milímetros, umidade relativa do ar média anual de 50%, insolação anual de 2.800 horas e precipitação média anual de 874,4 milímetros, sendo esta última característica concentrada no trimestre fevereiro/abril.

De acordo com o professor José Geraldo, aplicando o uso de biofertilizante na produção do abacaxi pérola, foi obtido, na dose de 50,6 mL/planta/vez, em intervalo mensal, frutos pesando em média 1,1Kg, medindo 22 cm de comprimento, com 11 cm de diâmetro, pH variando de 3,7 a 3,9 e sólidos solúveis totais (SST) entre 14,8 e 17,5 oBrix. Ele destacou que o peso e o tamanho do fruto estão dentro dos padrões desejados para a referida variedade e que os valores de sólidos solúveis foram superiores aos obtidos nas diferentes regiões brasileiras, que tiveram uma variação de 14,0 a 16,1 oBrix, conforme literaturas consultadas.

“Isso significa que o abacaxi pérola produzido nas condições semiáridas da microrregião de Catolé do Rocha, em consequência do elevado valor do oBrix, tende a ser mais doce. Por outro lado, a única restrição à exploração da fruta nessas condições é a elevada demanda hídrica, uma vez que foram necessários 1.800 milímetros anuais para uma produção máxima da cultura, considerando que, nas regiões tradicionalmente produtoras, a necessidade hídrica varia de 1.000 a 1.500 milímetros anuais”, explicou professor Geraldo.

Em razão dos resultados positivos alcançados com a pesquisa feita na Escola Agrotécnica do Cajueiro, a exploração da cultura do abacaxi pérola será recomendada para os produtores rurais de base familiar da microrregião de Catolé do Rocha, o que contribuirá para o aumento da renda no setor rural, com consequente melhoria da qualidade de vida das famílias. Professor José Geraldo destaca, ainda, que as orientações técnicas necessárias serão prestadas pelos alunos extensionistas da UEPB e pelos extensionistas rurais da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), Gerência de Catolé do Rocha.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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A pesquisa foi realizada no Câmpus IV da UEPB, em Catolé do Rocha, entre os meses de abril de 2017 e novembro de 2018. A cidade tem clima seco, do tipo estepe, com temperatura média anual de 26,9ºC, evapotranspiração média anual de 1.707 milímetros, umidade relativa do ar média anual de 50%, insolação anual de 2.800 horas e precipitação média anual de 874,4 milímetros, sendo esta última característica concentrada no trimestre fevereiro/abril.

De acordo com o professor José Geraldo, aplicando o uso de biofertilizante na produção do abacaxi pérola, foi obtido, na dose de 50,6 mL/planta/vez, em intervalo mensal, frutos pesando em média 1,1Kg, medindo 22 cm de comprimento, com 11 cm de diâmetro, pH variando de 3,7 a 3,9 e sólidos solúveis totais (SST) entre 14,8 e 17,5 oBrix. Ele destacou que o peso e o tamanho do fruto estão dentro dos padrões desejados para a referida variedade e que os valores de sólidos solúveis foram superiores aos obtidos nas diferentes regiões brasileiras, que tiveram uma variação de 14,0 a 16,1 oBrix, conforme literaturas consultadas.

“Isso significa que o abacaxi pérola produzido nas condições semiáridas da microrregião de Catolé do Rocha, em consequência do elevado valor do oBrix, tende a ser mais doce. Por outro lado, a única restrição à exploração da fruta nessas condições é a elevada demanda hídrica, uma vez que foram necessários 1.800 milímetros anuais para uma produção máxima da cultura, considerando que, nas regiões tradicionalmente produtoras, a necessidade hídrica varia de 1.000 a 1.500 milímetros anuais”, explicou professor Geraldo.

Em razão dos resultados positivos alcançados com a pesquisa feita na Escola Agrotécnica do Cajueiro, a exploração da cultura do abacaxi pérola será recomendada para os produtores rurais de base familiar da microrregião de Catolé do Rocha, o que contribuirá para o aumento da renda no setor rural, com consequente melhoria da qualidade de vida das famílias. Professor José Geraldo destaca, ainda, que as orientações técnicas necessárias serão prestadas pelos alunos extensionistas da UEPB e pelos extensionistas rurais da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (EMPAER), Gerência de Catolé do Rocha.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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Uma pesquisa desenvolvida na Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), comprovou a viabilidade técnica para a exploração do abacaxizeiro pérola no Sertão paraibano. O coordenador da pesquisa, professor José Geraldo Rodrigues dos Santos, estudou os efeitos de doses de biofertilizante e de Leia Mais...

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Câmpus IV inicia projeto de cultivo de palma adensada com sistema de irrigação por gotejamento

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Clique para exibir o slide.

O Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus IV, em Catolé do Rocha, iniciou a implantação de mais um projeto sustentável voltado para o cultivo de palmas forrageiras. Trata-se do projeto de cultivo de palma adensada com sistema de irrigação por gotejamento, utilizando energia solar.

A iniciativa foi viabilizada graças a uma parceira entre a Direção do Câmpus IV com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa). O projeto foi implantado em uma área de 3 mil metros quadrados, totalizando um plantio de 5.280 raquetes de palma.

O diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Edivan Nunes, ressaltou que o projeto surge como um modelo sustentável que servirá para demonstrar aos alunos, professores e produtores rurais a viabilidade tecnológica e produtiva da Palma, considerado o “ouro verde do semiárido”. Ele destacou o apoio do presidente do Sistema Senar/Faepa, Mário Borba; do Superintendente do Senar/PB, Sérgio Martins; e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, professor Melquíades, como fundamental para o êxito do projeto.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

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A iniciativa foi viabilizada graças a uma parceira entre a Direção do Câmpus IV com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa). O projeto foi implantado em uma área de 3 mil metros quadrados, totalizando um plantio de 5.280 raquetes de palma.

O diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Edivan Nunes, ressaltou que o projeto surge como um modelo sustentável que servirá para demonstrar aos alunos, professores e produtores rurais a viabilidade tecnológica e produtiva da Palma, considerado o “ouro verde do semiárido”. Ele destacou o apoio do presidente do Sistema Senar/Faepa, Mário Borba; do Superintendente do Senar/PB, Sérgio Martins; e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, professor Melquíades, como fundamental para o êxito do projeto.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação

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5ª Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Agrárias discute Educação e Cidadania

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Clique para exibir o slide.

Os desafios vivenciados por todos os agentes envolvidos com a Educação brasileira vêm, ao longo dos anos, implicando várias discussões sobre as alternativas possíveis para a equalização de problemas nessa área. Seja pela necessidade de valorização do professor, investimento em tecnologia, universalização dos serviços, construção de carreira, práticas pedagógicas ou até a formação continuada, são muitos os quesitos que remetem uma reflexão baseada em princípios que visam alcançar esse objetivo.

Com a proposta de discutir educação e cidadania, a 5ª Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), iniciada nesta terça (25), está reunindo estudantes, professores e pesquisadores que dialogam sobre assuntos relacionados ao tema central “Discutindo educação, a prática e a cidadania”. A palestra de abertura foi proferida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, e abordou a temática “Os desafios atuais na formação docente”.

Segundo o reitor, o Brasil ainda não conseguiu resolver questões básicas na Educação, como garantir que 100% dos jovens concluam o ensino superior – já que, segundo dado apontado por ele, esse número atinge, em média, apenas a metade dos jovens – bem como que cada professor sinta que sua carreira seja valorizada, com garantia de sustendo para ele e sua família. Rangel Junior também apontou como dever do Estado a tarefa na formação de educadores, como também apontou que as melhorias visadas por professores não são inatingíveis.

“Mais caro que a Educação é a ignorância. A Educação no sentido mais puro, é pautada no respeito e na formação para a vida. Precisamos construir uma nação desenvolvida do ponto de vista social, para que a sala de aula seja um local de troca de experiências, de saberes, onde o estudante seja apaixonado pelo conhecimento. Acredito que tudo isso não seja inatingível. É preciso ter comprometimento para que possamos construir uma profissão atrativa, dignificada, para que cada jovem se veja e se realize profissionalmente”, destacou Rangel.

Sobre a proposta da 5ª Semana Acadêmica do CCHA, a diretora do Centro, professora Vaneide Lima Silva, destacou o empenho de todos os professores, servidores e estudantes envolvidos, além de ressaltar a contribuição que o evento oferece para o desenvolvimento do pensar pedagógico. Ela destacou as mesas redondas, palestras, oficinas, atividades culturais e minicursos oferecidos, uma vez que durante essas atividades é possível construir novas maneiras de pensar a Educação.

“Nosso objetivo é integrar todos os alunos do Centro, técnicos administrativos, professores e pesquisadores. Esse evento é uma demonstração de resistência, uma vez que sabemos das dificuldades que a UEPB vem enfrentando nos últimos anos, mas se não fosse o trabalho de todos os envolvidos nós não teríamos conseguido realizar esta 5ª Semana Acadêmica. Integramos os trabalhos do CCHA com a Escola Agrotécnica do Cajueiro e o resultado foi esse evento ousado, com uma proposta de reunir a discussão teórica, pedagógica, a arte e muitas outras áreas”, disse Vaneide.

Também participaram da abertura da 5ª Semana Acadêmica do CCHA, o diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Edivan Silva Nunes; o chefe do Departamento de Agrárias e Exatas, professor Josemir Moura; a coordenadora do PARFOR, professora Benedita Ferreira Arnald; o diretor do IFPB de Catolé do Rocha, professor Caetano José de Lima; a gerente da 8ª Região de Ensino, Socorro Muniz; bem como o professor Jairo Bezerra Silva, que coordenou a apresentação do trecho do espetáculo “Os Saltimbancos”, com alunos dos cursos de Letras e Ciências Agrárias.

As atividades do evento seguem nesta quinta-feira (27), às 8h30, com a palestra “Literatura e ensino”: limites e perspectivas”, e às 9h30 com a conferência de encerramento, que terá como tema “Oportunidades do agronegócio no Brasil e na região Nordeste”. Também serão realizadas apresentações culturais a partir das 10h30, e atividades esportivas das 16h às 18h, e a partir das 7h30 na sexta-feira (28).

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Paizinha Lemos

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Com a proposta de discutir educação e cidadania, a 5ª Semana Acadêmica do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), iniciada nesta terça (25), está reunindo estudantes, professores e pesquisadores que dialogam sobre assuntos relacionados ao tema central “Discutindo educação, a prática e a cidadania”. A palestra de abertura foi proferida pelo reitor da UEPB, professor Rangel Junior, e abordou a temática “Os desafios atuais na formação docente”.

Segundo o reitor, o Brasil ainda não conseguiu resolver questões básicas na Educação, como garantir que 100% dos jovens concluam o ensino superior – já que, segundo dado apontado por ele, esse número atinge, em média, apenas a metade dos jovens – bem como que cada professor sinta que sua carreira seja valorizada, com garantia de sustendo para ele e sua família. Rangel Junior também apontou como dever do Estado a tarefa na formação de educadores, como também apontou que as melhorias visadas por professores não são inatingíveis.

“Mais caro que a Educação é a ignorância. A Educação no sentido mais puro, é pautada no respeito e na formação para a vida. Precisamos construir uma nação desenvolvida do ponto de vista social, para que a sala de aula seja um local de troca de experiências, de saberes, onde o estudante seja apaixonado pelo conhecimento. Acredito que tudo isso não seja inatingível. É preciso ter comprometimento para que possamos construir uma profissão atrativa, dignificada, para que cada jovem se veja e se realize profissionalmente”, destacou Rangel.

Sobre a proposta da 5ª Semana Acadêmica do CCHA, a diretora do Centro, professora Vaneide Lima Silva, destacou o empenho de todos os professores, servidores e estudantes envolvidos, além de ressaltar a contribuição que o evento oferece para o desenvolvimento do pensar pedagógico. Ela destacou as mesas redondas, palestras, oficinas, atividades culturais e minicursos oferecidos, uma vez que durante essas atividades é possível construir novas maneiras de pensar a Educação.

“Nosso objetivo é integrar todos os alunos do Centro, técnicos administrativos, professores e pesquisadores. Esse evento é uma demonstração de resistência, uma vez que sabemos das dificuldades que a UEPB vem enfrentando nos últimos anos, mas se não fosse o trabalho de todos os envolvidos nós não teríamos conseguido realizar esta 5ª Semana Acadêmica. Integramos os trabalhos do CCHA com a Escola Agrotécnica do Cajueiro e o resultado foi esse evento ousado, com uma proposta de reunir a discussão teórica, pedagógica, a arte e muitas outras áreas”, disse Vaneide.

Também participaram da abertura da 5ª Semana Acadêmica do CCHA, o diretor da Escola Agrotécnica do Cajueiro, professor Edivan Silva Nunes; o chefe do Departamento de Agrárias e Exatas, professor Josemir Moura; a coordenadora do PARFOR, professora Benedita Ferreira Arnald; o diretor do IFPB de Catolé do Rocha, professor Caetano José de Lima; a gerente da 8ª Região de Ensino, Socorro Muniz; bem como o professor Jairo Bezerra Silva, que coordenou a apresentação do trecho do espetáculo “Os Saltimbancos”, com alunos dos cursos de Letras e Ciências Agrárias.

As atividades do evento seguem nesta quinta-feira (27), às 8h30, com a palestra “Literatura e ensino”: limites e perspectivas”, e às 9h30 com a conferência de encerramento, que terá como tema “Oportunidades do agronegócio no Brasil e na região Nordeste”. Também serão realizadas apresentações culturais a partir das 10h30, e atividades esportivas das 16h às 18h, e a partir das 7h30 na sexta-feira (28).

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