Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos ocorrerá durante 4ª Semana Acadêmica do Câmpus IV

17 de abril de 2017

A quinta etapa do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult), ocorrerá na próxima quarta-feira (19), a partir das 14h30, inserida na programação da 4ª Semana Acadêmica do Câmpus de Catolé do Rocha.

A exemplo dos eventos anteriores, a programação disporá de vários momentos, contando com a participação de artistas e convidados da Procult. O Encontro começará com a parte de recepção e inscrições. Em seguida, haverá a abertura com as boas-vindas, a aula espetáculo e a oficina com Luizinho Calixto.

Participarão das preleções, músicos que integrarão a comitiva da Pró-Reitoria de Cultura. Nelas, diversos aspectos serão abordados, a exemplo da origem dos instrumentos, afinação, técnicas e experiências. Também seguindo o molde das edições que já ocorreram, o Encontro terá a apresentação de cada sanfoneiro participante e de um show coletivo no período da noite, no Mirante.

Estarão nessa etapa do Encontro o pró-reitor de Cultura, José Cristóvão Andrade, o pró-reitor adjunto, José Benjamim Pereira Filho, a cantora Gitana Pimentel, os músicos Sandrinho Dupan, João Batista, Erivan Ferreira, Erivelton da Cunha, Fredi Guimarães e Canário do Império, entre outros. O coordenador local do Encontro é o diretor adjunto do CÂmpus de Catolé do Rocha, professor Rômulo César Araújo Lima.

Avaliação

O Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos já ocorreu em Araruna, Lagoa Seca, Patos e Monteiro, com mais de 150 inscrições. Na avaliação da Pró-Reitoria de Cultura da UEPB, a iniciativa tem obtido grande sucesso em todas as localidades por onde passa, cumprindo a missão de celebrar o talento dos mestres sanfoneiros paraibanos, muitas vezes desvalorizados em sua profissão, e proporcionando espaço para a partilha de experiências entre os músicos.

A Semana

A 4ª Semana Acadêmica é realizada pelo Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), do Câmpus IV da UEPB, e ocorre entre os dias 18 e 21 de abril. Na programação, diversos minicursos, palestras e oficinas, sendo a maioria voltada para as artes. O encerramento da Semana acadêmica terá um show com o cantor e compositor catoleense, Chico César, no Salão PAX, no centro da cidade. Um dos objetivos desta edição é ajudar o Instituto Cultural Casa do Béradêro, que atualmente passa por crise financeira e foi criado pelo artista. Confira AQUI a programação completa.

Texto: Oziella Inocêncio