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Com o objetivo de promover a saúde e a cultura da vida saudável, reforçando a prevenção de agravos e fortalecendo a relação entre as redes públicas de Saúde e de...
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Projeto de extensão da Escola Agrotécnica do Cajueiro realiza ação preventiva contra DSTs e drogas

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Com o objetivo de promover a saúde e a cultura da vida saudável, reforçando a prevenção de agravos e fortalecendo a relação entre as redes públicas de Saúde e de Educação, o projeto de extensão “A Saúde Integral da Juventude”, que foi selecionado pelo edital 2016-2017 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já está em execução na Escola Agrotécnica do Cajueiro, no Câmpus IV da Instituição, em Catolé do Rocha.

O projeto visa capacitar os estudantes como agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, colaborando com seu pleno desenvolvimento humano e social, bem como gerar uma mudança atitudinal dos adolescentes e jovens envolvidos nas ações, na perspectiva de uma melhor qualidade de vida e de saúde de suas famílias. A iniciativa está sendo executada pelos professores coordenadores, bem como pelos alunos extensionistas/colaboradores e conta com a parceria de diversas instituições da área de saúde do município de Catolé do Rocha.

Entre as ações previstas no projeto estão avaliação clínica e psicossocial dos estudantes e ações de promoção da Saúde e prevenção de doenças e seus agravos, tais como promoção da alimentação saudável, promoção da atividade física, promoção da educação para a saúde sexual e reprodutiva, promoção a prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas, além de promoção da prevenção das violências e acidentes.

A coordenação do Projeto é do professor Francisco da Silva Praxedes e conta com o apoio dos professores colaboradores Marcelo Vieira e Bráulio de Freitas, além da nutricionista da Instituição, Larissa Alves Menezes de Sousa. Na quarta-feira (22) aconteceu mais uma ação do referido projeto: o 1º Workshop da Saúde, que reuniu as equipes multiprofissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Programa Saúde da Família (PSF).

Psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros destas instituições dialogaram e entregaram material educativo aos estudantes da Escola Agrotécnica do Cajueiro, alertando e informando sobre os malefícios causados pelo uso de álcool e outras drogas, bem como pelo contágio das DSTs/AIDS (principalmente no período carnavalesco).

O evento aconteceu no Auditório do Centro de Ciências Humanas e agrárias (CCHA) e contou com a participação do corpo docente e discente da Escola. Segundo um dos colaboradores do projeto, professor Marcelo Vieira, “as ações previstas no decorrer da execução do projeto visam discutir saúde e qualidade de vida com os estudantes e manter cada vez mais articulada a relação entre Saúde e Educação. E os benefícios dessa parceria nós já conseguimos perceber que é salutar e que trará grandes benefícios para nossos alunos e suas famílias”.

 

Colaboração: professor Marcelo Vieira

 

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O evento aconteceu no Auditório do Centro de Ciências Humanas e agrárias (CCHA) e contou com a participação do corpo docente e discente da Escola. Segundo um dos colaboradores do projeto, professor Marcelo Vieira, “as ações previstas no decorrer da execução do projeto visam discutir saúde e qualidade de vida com os estudantes e manter cada vez mais articulada a relação entre Saúde e Educação. E os benefícios dessa parceria nós já conseguimos perceber que é salutar e que trará grandes benefícios para nossos alunos e suas famílias”.

 

Colaboração: professor Marcelo Vieira

 

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Reitor empossa novos chefes de departamento e coordenadores de cursos do CCHA

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Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (2), no Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus IV, foram empossados pelo reitor, professor Rangel Junior, os novos chefes dos departamentos e coordenadores dos cursos oferecidos pela Instituição na cidade de Catolé do Rocha. Também participaram do evento a pró-reitora, professora Célia Ragina, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), a professora Eliana Maia, pró-reitora da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (PROAD), o pró-reitor adjunto de Cultura, professor Benjamim Pereira Filho, além de demais professores e servidores do câmpus.

Na oportunidade, o reitor Rangel Junior parabenizou os novos empossados, desejou sorte ao longo das atividades e acima de tudo se colocou à disposição para que o câmpus funcione em sua plenitude. Ele ainda destacou o papel social desenvolvido pelo Centro de Ciências Humanas e Agrárias, além da importantíssima missão da Escola Agrotécnica do Cajueiro que oferece um ensino de qualidade para jovens da região. “Considero esses momentos de renovação e transição importantes para entendermos que nós também precisamos nos renovar como pessoa. Por isso, é bom refletirmos que em qualquer cargo de gestão, a escuta se torna mais importante do que a fala”, pontuou o reitor.

Confira abaixo a relação dos novos gestores empossados no CCHA

Chefe do departamento de Agrárias e Exatas: Josemir Moura Maia
Chefe adjunto do departamento de Agrárias e Exatas: Francisco Ademilton Vieira Damaceno
Chefe do departamento de Letras e Humanidades: Vaneide Lima Silva
Chefe adjunto do departamento de Letras e Humanidades:Auríbio Farias Conceição
Coordenador do curso de Licenciatura em Ciênas Agrárias: Evandro Franklin de Mesquita
Coordenadora adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias: Edem Ribeiro da Costa
Coordenador do curso de Licenciatura em Letras: Fábio Pereira Figueiredo
Coordenadora adjunta do curso de Licenciatura em Letras: Joana Cordeiro Barbosa
Coordenador da Escola Agrotécnica do Cajueiro: Irton Miranda dos Anjos

 

Fotos: Paizinha Lemos

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Fotos: Paizinha Lemos

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Tecnologia desenvolvida por alunos da UEPB será apresentada na maior feira de Ciências da América Latina

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Catolé do Rocha agora está no mapa do desenvolvimento científico e tecnológico nacional. Um grupo de alunos do Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), coordenados pelo professor Josemir Maia e pelo técnico administrativo Poti Cortéz, venceu a primeira etapa de seleção e foi escolhido para apresentar um invento na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que será realizada em março de 2017, em São Paulo (SP).

A feira é organizada pela Universidade de São Paulo (USP), patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. É considerada a maior feira das áreas de Ciências e Engenharias da América Latina.

É a primeira vez que o Câmpus de Catolé do Rocha apresenta um invento na feira. Trata-se do Destilador Solar Robotizado (DSR), que se destaca por causar impacto na dessalinização de água com inserção de processos eletrônicos e robóticos, redução de custos energético e aceleração do processo de produção, conforme explica Jeneilson Alves, mestrando de Ciências Agrárias e um dos inventores do equipamento, juntamente com os alunos da Escola Agrotécnica do Cajueiro, Henrique Cavalcante Diniz e Luiz Augusto Dutra Lima.

Segundo Poti Cortéz, o próximo passo será a busca de patrocinadores para poder aprimorar o protótipo e custear a ida da equipe para o evento. Conforme o professor Josemir Maia, a ida dos alunos para a feira não somente coloca mais uma vez Catolé do Rocha, a Escola Agrotécnica do Cajueiro e a UEPB no cenário tecnológico nacional, mas também mostra o potencial da Instituição e da sua comunidade acadêmica. “Temos grandes chances de vencer a competição dentro da categoria e vencendo essa etapa teremos patrocínio nacional para apresentar o projeto em um evento internacional”, destaca o docente.

 

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A feira é organizada pela Universidade de São Paulo (USP), patrocinada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação. É considerada a maior feira das áreas de Ciências e Engenharias da América Latina.

É a primeira vez que o Câmpus de Catolé do Rocha apresenta um invento na feira. Trata-se do Destilador Solar Robotizado (DSR), que se destaca por causar impacto na dessalinização de água com inserção de processos eletrônicos e robóticos, redução de custos energético e aceleração do processo de produção, conforme explica Jeneilson Alves, mestrando de Ciências Agrárias e um dos inventores do equipamento, juntamente com os alunos da Escola Agrotécnica do Cajueiro, Henrique Cavalcante Diniz e Luiz Augusto Dutra Lima.

Segundo Poti Cortéz, o próximo passo será a busca de patrocinadores para poder aprimorar o protótipo e custear a ida da equipe para o evento. Conforme o professor Josemir Maia, a ida dos alunos para a feira não somente coloca mais uma vez Catolé do Rocha, a Escola Agrotécnica do Cajueiro e a UEPB no cenário tecnológico nacional, mas também mostra o potencial da Instituição e da sua comunidade acadêmica. “Temos grandes chances de vencer a competição dentro da categoria e vencendo essa etapa teremos patrocínio nacional para apresentar o projeto em um evento internacional”, destaca o docente.

 

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Projeto desenvolvido no Câmpus de Catolé do Rocha fortalece cultura da melancia no semiárido paraibano

Array ( [post_title] => Projeto desenvolvido no Câmpus de Catolé do Rocha fortalece cultura da melancia no semiárido paraibano [post_content] => Clique para exibir o slide.

Um projeto desenvolvido por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, e por discentes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia, está transformando o potencial da agricultura familiar no semiárido paraibano com o cultivo da melancia.

A iniciativa parte da otimização de recursos hídricos e utiliza a técnica da irrigação através do método localizado com sistema de gotejamento, com vazão de 1,7 litros por hora. O experimento está contribuindo no desenvolvimento da cultura da melancia, além de possibilitar o convívio com o clima semiárido adotando técnicas agronômicas que economizam água sem causar déficit hídrico às plantas. Ao mesmo tempo, a técnica oferece novas alternativas para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Conforme explicou o professor Evandro Franklin de Mesquita, coordenador da iniciativa na UEPB, este é o segundo ciclo de melancia que está sendo cultivado com este experimento. São quinhentas plantas cultivadas na área do Câmpus IV e, até agora, os resultados obtidos têm sido bastante positivos, uma vez que as frutas de melancia resultantes deste cultivo apresentam a mesma qualidade comercial das frutas que são cultivadas com sistemas de irrigação convencional que consomem mais água.

“A grande vantagem deste sistema é que o cultivo da cultura se adequa à realidade local, que requer o máximo aproveitamento da água, sem desperdício. Com o método localizado adotando o sistema por gotejamento, a água é aplicada diretamente no colo da planta, sem haver perda de água como ocorre com outros sistemas de irrigação. A melancia tem a mesma qualidade, mas é cultivada com um menor volume de água, essencial para a sustentabilidade do semiárido”, frisa professor Evandro . O cultivo também está servindo para estudar cinco níveis de adubação nitrogenada (9, 54, 90, 126 e 171 kg ha-1) e cinco níveis de Ethephon (30, 180, 300, 420 e 570 grama/litro).

O projeto de pesquisa conta com a participação de dois alunos de iniciação científica sob a orientação dos professores Evandro Franklin e Irinaldo Pereira e integra uma tese de doutorado orientada pela professora Rejane Maria Nunes Mendonça da Universidade Federal da Paraíba, Câmpus II, em Areia, com co-orientação do professor Evandro. Quinze alunos do Grupo de Pesquisa SOLAPLANT também participam da iniciativa, juntamente com os pesquisadores Anailson de Sousa Alves, Lucimara Ferreira, Rosinaldo de Sousa, Irinaldo Pereira da Silva Filho e Francisco Pinheiro, que também estão envolvidos com a iniciativa.
Texto: Tatiana Brandão
Fotos: Divulgação

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Um projeto desenvolvido por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias do Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, e por discentes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Areia, está transformando o potencial da agricultura familiar no semiárido paraibano com o cultivo da melancia.

A iniciativa parte da otimização de recursos hídricos e utiliza a técnica da irrigação através do método localizado com sistema de gotejamento, com vazão de 1,7 litros por hora. O experimento está contribuindo no desenvolvimento da cultura da melancia, além de possibilitar o convívio com o clima semiárido adotando técnicas agronômicas que economizam água sem causar déficit hídrico às plantas. Ao mesmo tempo, a técnica oferece novas alternativas para o desenvolvimento da agricultura familiar.

Conforme explicou o professor Evandro Franklin de Mesquita, coordenador da iniciativa na UEPB, este é o segundo ciclo de melancia que está sendo cultivado com este experimento. São quinhentas plantas cultivadas na área do Câmpus IV e, até agora, os resultados obtidos têm sido bastante positivos, uma vez que as frutas de melancia resultantes deste cultivo apresentam a mesma qualidade comercial das frutas que são cultivadas com sistemas de irrigação convencional que consomem mais água.

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O projeto de pesquisa conta com a participação de dois alunos de iniciação científica sob a orientação dos professores Evandro Franklin e Irinaldo Pereira e integra uma tese de doutorado orientada pela professora Rejane Maria Nunes Mendonça da Universidade Federal da Paraíba, Câmpus II, em Areia, com co-orientação do professor Evandro. Quinze alunos do Grupo de Pesquisa SOLAPLANT também participam da iniciativa, juntamente com os pesquisadores Anailson de Sousa Alves, Lucimara Ferreira, Rosinaldo de Sousa, Irinaldo Pereira da Silva Filho e Francisco Pinheiro, que também estão envolvidos com a iniciativa.
Texto: Tatiana Brandão
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Câmpus da Universidade Estadual em Catolé do Rocha terá banco de germoplasma para cultura do cajueiro

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caju1

A Paraíba poderá se tornar um dos maiores estados produtores de Caju da Região Nordeste. Para isso, o Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), no Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Catolé do Rocha, pretende montar já no começo de 2017 um jardim clonal da cultura do caju, e o jardim de semente para a produção de mudas de cajueiro.

O projeto, também conhecido como banco de germoplasma da cultura do caju, será implantado no Câmpus IV graças a uma parceria que a UEPB firmará com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Os termos da parceria começaram a ser estabelecidos na última sexta-feira (8) durante encontro do diretor do Centro, professor Edivan Silva Nunes Júnior, com a direção da Embrapa Agroindústria Tropical, sediada em Fortaleza.

Participaram dessa reunião, além de Edivan, representando a UEPB, a diretora adjunta da Escola Agrotécnica do Cajueiro, Maria do Socorro Caldas Pinto; a professora Eliane Rech, responsável pelo setor de fruticultura do Câmpus. Por parte da Embrapa, estavam presentes o chefe adjunto de pesquisa e desenvolvimento da Empresa, Gustavo Adolfo; o chefe adjunto de transferência de tecnologia, Marlos Alves Bezerra; além dos pesquisadores Rubens Bonfim e Levi Barros.

O professor Edivan explicou que a ideia é criar um viveiro de mudas para difundir a cultura do caju para todo o Estado. No jardim clonal serão feitas experiências usando tecnologia da Embrapa, com o objetivo de melhorar a qualidade dos frutos nos pomares comerciais. Para isso, os professores e estudantes do CCHA poderão realizar cruzamentos para novas clonagens tipo o CCP 76 e o Clone 51, melhorando a qualidade das variedades. “Vamos criar um viveiro para produção e distribuição da cultura do caju”, disse o professor.

A direção do Câmpus IV já está tomando todas as providências para favorecer a montagem do jardim clonal. Características do solo, topografia da área e disponibilidade de água são alguns fatores que devem ser observados na escolha da área para a implantação do espaço. Clone é definido como um grupo de plantas com as mesmas características genéticas, originado por multiplicação assexuada de um mesmo genótipo. Teoricamente, as plantas obtidas de um clone são iguais entre si, desde o potencial de sobrevivência até a capacidade produtiva.

As diferenças existentes são apenas as causadas pelo ambiente. Jardins clonais são pomares formados com plantas de um ou vários grupos de clones, com a finalidade de produzir material propagativo para formação de mudas de qualidade, por métodos convencionais e não convencionais de propagação, para a implantação de pomares e viveiros comerciais.

Texto: Severino Lopes

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O professor Edivan explicou que a ideia é criar um viveiro de mudas para difundir a cultura do caju para todo o Estado. No jardim clonal serão feitas experiências usando tecnologia da Embrapa, com o objetivo de melhorar a qualidade dos frutos nos pomares comerciais. Para isso, os professores e estudantes do CCHA poderão realizar cruzamentos para novas clonagens tipo o CCP 76 e o Clone 51, melhorando a qualidade das variedades. “Vamos criar um viveiro para produção e distribuição da cultura do caju”, disse o professor.

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Texto: Severino Lopes

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Pró-Reitoria de Graduação lança Guia do Estudante com informações sobre serviços e procedimentos acadêmicos

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A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de lançar o novo Guia do Estudante referente às atividades acadêmicas do período letivo 2016/2. Nesta publicação, todos os alunos da Instituição poderão buscar informações acerca da história da Universidade, bem como também sobre o novo regimento dos cursos de graduação da UEPB.

No guia, os estudantes poderão entender melhor o funcionamento da PROGRAD no que diz respeito ao papel de gerenciar procedimentos administrativos relativos às atividades de planejamento acadêmico, propor e coordenar as formas de acesso aos cursos, registrar e gerenciar informações e dados relativos à graduação e expedir documentos diversos, além de coordenar e assessorar em articulação com as unidades acadêmicas e os órgãos complementares da Instituição.

Ainda dentro das informações disponíveis na publicação, os estudantes são orientados sobre os procedimentos acadêmicos como trancamento de matrícula e matrícula dos alunos feras e veteranos, reingresso, mudança de turno, dispensa de disciplinas, estágio supervisionado, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), atividades de pesquisa e extensão, serviços das bibliotecas, além de todos os programas acadêmicos e orientação sobre como funciona a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST).

Para ter acesso ao Guia do Estudantes 2016.2, basta acessar o site http://proreitorias.uepb.edu.br/prograd/. Nele os estudantes ainda encontrarão os contatos telefônicos e e-mails da PROGRAD, PROEST, Coordenadoria de Bibliotecas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e da Ouvidoria da UEPB.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de lançar o novo Guia do Estudante referente às atividades acadêmicas do período letivo 2016/2. Nesta publicação, todos os alunos da Instituição poderão buscar informações acerca da história da Universidade, bem como também sobre o novo regimento dos cursos de graduação da UEPB.

No guia, os estudantes poderão entender melhor o funcionamento da PROGRAD no que diz respeito ao papel de gerenciar procedimentos administrativos relativos às atividades de planejamento acadêmico, propor e coordenar as formas de acesso aos cursos, registrar e gerenciar informações e dados relativos à graduação e expedir documentos diversos, além de coordenar e assessorar em articulação com as unidades acadêmicas e os órgãos complementares da Instituição.

Ainda dentro das informações disponíveis na publicação, os estudantes são orientados sobre os procedimentos acadêmicos como trancamento de matrícula e matrícula dos alunos feras e veteranos, reingresso, mudança de turno, dispensa de disciplinas, estágio supervisionado, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), atividades de pesquisa e extensão, serviços das bibliotecas, além de todos os programas acadêmicos e orientação sobre como funciona a Pró-Reitoria Estudantil (PROEST).

Para ter acesso ao Guia do Estudantes 2016.2, basta acessar o site http://proreitorias.uepb.edu.br/prograd/. Nele os estudantes ainda encontrarão os contatos telefônicos e e-mails da PROGRAD, PROEST, Coordenadoria de Bibliotecas, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) e da Ouvidoria da UEPB.

Texto: Givaldo Cavalcanti

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PROGRAD informa sobre procedimentos para matrícula no novo Sistema de Registro Acadêmico

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O novo Sistema de Registro Acadêmico (SRA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi elaborado tendo em vista atender exigências das diretrizes do novo Regimento dos Cursos de Graduação, bem como para possibilitar um melhor gerenciamento dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) e dos dados relacionados à vida acadêmica dos estudantes. O SRA promove também uma potente integração com os dados do antigo sistema, potencializando procedimentos como oferta de componentes curriculares e matrícula.

Em consequência, todos os usuários – professores, técnicos administrativos e estudantes – terão ao seu dispor a automatização e celeridade de todos os processos acadêmicos, o que representa um significativo ganho para a Universidade e um valioso avanço.

A complexidade de um sistema como este, entretanto, requer o devido cumprimento de várias etapas sucessivas e interligadas, como cadastro dos componentes, equivalências e pré-requisitos. Por essa razão, neste primeiro momento de implantação do sistema, eventuais falhas poderão ocorrer no processo de matrícula, todas perfeitamente razoáveis e ajustáveis. Para o bom funcionamento deste processo, contamos com a colaboração dos diretores de centros, chefes de departamentos, coordenadores de cursos, secretários de cursos e de todos os estudantes.

Os estudantes devem ficar atentos às instruções para efetuar devidamente sua matrícula, que deve ser feita, prioritariamente, nos componentes curriculares previstos na sequência da matriz curricular do curso. No atual sistema, a “série” corresponde ao “ano de ingresso”. Por essa razão, na primeira etapa de matrícula, aparecerão disponíveis apenas os componentes curriculares previstos na sequência ideal, considerando uma situação sem reprovações ou trancamentos.

Em conformidade com o Regimento dos Cursos de Graduação da UEPB, o limite mínimo da carga horária semanal é de 12 horas e o máximo de 30 horas (curso matinal, vespertino e noturno) ou 40 horas (curso integral). Qualquer eventual dificuldade, o aluno deve procurar a coordenação do seu curso. As matrículas feitas indevidamente estarão sujeitas à reformulação pela Coordenação, na terceira fase do processo. Confira os detalhes das fases de matrícula no quadro abaixo:

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Os estudantes devem ficar atentos às instruções para efetuar devidamente sua matrícula, que deve ser feita, prioritariamente, nos componentes curriculares previstos na sequência da matriz curricular do curso. No atual sistema, a “série” corresponde ao “ano de ingresso”. Por essa razão, na primeira etapa de matrícula, aparecerão disponíveis apenas os componentes curriculares previstos na sequência ideal, considerando uma situação sem reprovações ou trancamentos.

Em conformidade com o Regimento dos Cursos de Graduação da UEPB, o limite mínimo da carga horária semanal é de 12 horas e o máximo de 30 horas (curso matinal, vespertino e noturno) ou 40 horas (curso integral). Qualquer eventual dificuldade, o aluno deve procurar a coordenação do seu curso. As matrículas feitas indevidamente estarão sujeitas à reformulação pela Coordenação, na terceira fase do processo. Confira os detalhes das fases de matrícula no quadro abaixo:

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Escola Agrotécnica abre processo seletivo com oferta de 120 vagas para curso técnico em Agropecuária

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A Escola Agrotécnica do Cajueiro, localizada no Câmpus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha, inscreve até o dia 30 de novembro os interessados em participar do processo seletivo para curso técnico em Agropecuária. Ao todo estão sendo ofertadas 120 vagas, sendo 60 vagas para o Ensino Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, 30 vagas para o Ensino Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio, e outras 30 vagas para o Ensino Técnico em Agropecuária subsequente ao Ensino Médio.

Do total de vagas ofertadas, 50% são destinadas a filhos de produtores rurais, conforme sistema de cotas aprovado pela Instituição. As inscrições serão realizadas na própria Escola Agrotécnica, localizada no Sítio Cajueiro, em Catolé do Rocha, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h. As provas da seleção serão realizadas no dia 7 de dezembro, a partir das 8h, contendo redação e prova de Matemática. O resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3441-1366 / Ramal 205. Confira o edital completo clicando AQUI.

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Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3441-1366 / Ramal 205. Confira o edital completo clicando AQUI.

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Câmpus de Catolé do Rocha forma novos 54 profissionais nas áreas de Letras e Ciências Agrárias

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), localizado no Câmpus IV, em Catolé do Rocha, formou novos 54 profissionais das áreas de Letras e Agrárias, neste sábado (12), em solenidade de Colação de Grau das turmas 2016.1, realizada no Auditório do CCHA, em um clima de emoção, júbilo e realizações. Diante de professores, amigos e familiares que foram prestigiar o momento singular e inesquecível, colaram o grau acadêmico e já estão aptos a enfrentar o mercado de trabalho, 42 formandos do curso de Licenciatura em Letrase 12 formandos do curso de Ciências Agrárias.

Após chegarem ao término de uma longa travessia que durou quatro anos, os formandos entraram solenemente acompanhados dos padrinhos para receberem o título de curso superior. Os professores, que ajudaram na formação profissional, também fizeram o mesmo percurso e, com orgulho indisfarçável, assistiram o ato final de coroamento da vida de cada aluno.

Em retorno às lições dos mestres, os estudantes prometeram trabalhar por um mundo melhor e fraterno, sob a égide da justiça, sempre reverenciado os conhecimentos adquiridos na UEPB. O juramento em nome das turmas foi feito pela formanda Gisele Lopes dos Santos, do curso de Ciências Agrárias. Em seguida, foi a vez do Orador Oficial, o graduando Danilo Almeida Pinheiro, do curso de Letras, expressar os sentimentos e pensamentos dos formandos.

Em seu discurso, carregado de emoções, Danilo falou de sonhos, lutas, desafios e vitórias. Fez um agradecimento especial aos familiares, professores e a Deus. Ao se dirigir aos colegas de turma, antes alunos e agora profissionais, ele disse que na vida estamos sempre em uma busca permanente. Na UEPB, buscaram conhecimento, mas a fonte não se esgotou e ainda terão novos desafios a trilhar. O orador também falou de lembranças e expectativas para o futuro e disse que a missão de todos agora é repassar os conhecimentos em favor da sociedade. “Na UEPB, achamos várias respostas do que procurávamos. Somos gratos s e vamos continuar sendo”, destacou.

Grande homenageado da turma, o professor do CCHA, Jairo Bezerra da Silva, fez um longo discurso recheado de conselhos, agradecimentos, metáforas e poesias. Ele agradeceu aos formandos pela escolha do seu nome como Paraninfo Geral e ressaltou que receber um diploma de curso superior é gratificante como conclusão de uma travessia vitoriosa. No entanto, observou que a aurora da incerteza em relação ao futuro deixa inquietos os novos profissionais. O homenageado ressaltou que os formandos, a partir de agora, terão um papel preponderante na transformação do país. Para ele, as incertezas do momento não devem sepultar o desejo de lutar e resistir a tudo que tenta sufocar os sonhos.

Voltando no tempo e na recente história dos formandos, ele lembrou que há quatro anos os estudantes entraram na escola do Cajueiro cheios de sonhos, expectativas e esperanças. Agora, devidamente preparados, saem com o diploma para enfrentar o mercado de trabalho mesmo nas searas das incertezas. “O Cajueiro que acolheu agora lança os profissionais para novos desafios e sonhos. Vocês vão, mas as marcas do Cajueiro seguem indeléveis”, concluiu.

Presidente da solenidade, o professor Eli Brandão disse que o momento de conclusão de um ciclo era de reflexão e renovação de uma história. Mesmo sendo rotineiro a cada semestre, o ato não se repete, pois a cada turma novos sonhos e desejos de mudança afloram e os desafios também são outros. O pró-reitor ressaltou que este ano, especialmente, a solenidade se reveste de outro significado porque aconteceu dentro do encerramento do Jubileu de Ouro da UEPB. Entrando na história, o professor ressaltou que há 50 anos a UEPB cumpre o seu papel e missão de formar cidadãos para colaborar com o processo de desenvolvimento da Paraíba. “Há 50 anos essa Universidade compartilha conhecimento e contribui para capacitar profissionais e cidadãos em diversas gerações, raças e culturas do Brasil e do mundo”, disse. Segundo ele, a missão da UEPB é apostar na grande transformação do país, através da educação.

Ao alertar sobre mais uma nuvem nebulosa que se forma, o professor Eli também manifestou sua preocupação com a crise política e econômica que ameaça o futuro da universidade pública brasileira. Ele disse que o contexto atual é de incertezas no cenário que se desenha no país, com o contingenciamento recursos, onde está em jogo o ensino superior gratuito e de qualidade. Ele ressaltou que o modelo que se apresenta tende a levar para privatização do ensino público e conclamou todos a resistirem e se mobilizarem em defesa do ensino gratuito e de qualidade, bem como da democracia.

Eli também reconheceu e valorizou os professores e disse que, apesar de tudo, muitos resistem e continuam comprometidos com uma educação de qualidade. Ele encerrou o seu discurso ressaltando que no século da comunicação, das mudança e dos intentos científicos e tecnológicos, os novos profissionais devem usar dos conhecimentos para resistir e apostar que é possível mudar o mundo.

O diretor do Câmpus, professor Edivan Silva Nunes Junior, reafirmou que a cerimônia de colação de grau consiste em uma vitória de todos. Ele disse que mais uma vez o CCHA cumpre o seu papel e coloca no mercado de trabalho profissionais capacitados para enfrentar os novos desafios e contribuir para o desenvolvimento da Paraíba.

A solenidade foi concluída com a conferência do Grau Acadêmico. A concluinte Joelma Maria de Sousa recebeu o grau em nome da turma de Ciências Agrárias, conferido pelo professor Evandro Franklin Mesquita, coordenador do curso. A concluinte Hiane Gomes de Aguiar, do curso de Letras, recebeu o grau acadêmico em nome da turma, conferido pelo professor Edvan da Silva Nunes.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

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Decide filter: Returning post, everything seems orderly :Câmpus de Catolé do Rocha forma novos 54 profissionais nas áreas de Letras e Ciências Agrárias

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A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA), localizado no Câmpus IV, em Catolé do Rocha, formou novos 54 profissionais das áreas de Letras e Agrárias, neste sábado (12), em solenidade de Colação de Grau das turmas 2016.1, realizada no Auditório do CCHA, em um clima de emoção, júbilo e realizações. Diante de professores, amigos e familiares que foram prestigiar o momento singular e inesquecível, colaram o grau acadêmico e já estão aptos a enfrentar o mercado de trabalho, 42 formandos do curso de Licenciatura em Letrase 12 formandos do curso de Ciências Agrárias.

Após chegarem ao término de uma longa travessia que durou quatro anos, os formandos entraram solenemente acompanhados dos padrinhos para receberem o título de curso superior. Os professores, que ajudaram na formação profissional, também fizeram o mesmo percurso e, com orgulho indisfarçável, assistiram o ato final de coroamento da vida de cada aluno.

Em retorno às lições dos mestres, os estudantes prometeram trabalhar por um mundo melhor e fraterno, sob a égide da justiça, sempre reverenciado os conhecimentos adquiridos na UEPB. O juramento em nome das turmas foi feito pela formanda Gisele Lopes dos Santos, do curso de Ciências Agrárias. Em seguida, foi a vez do Orador Oficial, o graduando Danilo Almeida Pinheiro, do curso de Letras, expressar os sentimentos e pensamentos dos formandos.

Em seu discurso, carregado de emoções, Danilo falou de sonhos, lutas, desafios e vitórias. Fez um agradecimento especial aos familiares, professores e a Deus. Ao se dirigir aos colegas de turma, antes alunos e agora profissionais, ele disse que na vida estamos sempre em uma busca permanente. Na UEPB, buscaram conhecimento, mas a fonte não se esgotou e ainda terão novos desafios a trilhar. O orador também falou de lembranças e expectativas para o futuro e disse que a missão de todos agora é repassar os conhecimentos em favor da sociedade. “Na UEPB, achamos várias respostas do que procurávamos. Somos gratos s e vamos continuar sendo”, destacou.

Grande homenageado da turma, o professor do CCHA, Jairo Bezerra da Silva, fez um longo discurso recheado de conselhos, agradecimentos, metáforas e poesias. Ele agradeceu aos formandos pela escolha do seu nome como Paraninfo Geral e ressaltou que receber um diploma de curso superior é gratificante como conclusão de uma travessia vitoriosa. No entanto, observou que a aurora da incerteza em relação ao futuro deixa inquietos os novos profissionais. O homenageado ressaltou que os formandos, a partir de agora, terão um papel preponderante na transformação do país. Para ele, as incertezas do momento não devem sepultar o desejo de lutar e resistir a tudo que tenta sufocar os sonhos.

Voltando no tempo e na recente história dos formandos, ele lembrou que há quatro anos os estudantes entraram na escola do Cajueiro cheios de sonhos, expectativas e esperanças. Agora, devidamente preparados, saem com o diploma para enfrentar o mercado de trabalho mesmo nas searas das incertezas. “O Cajueiro que acolheu agora lança os profissionais para novos desafios e sonhos. Vocês vão, mas as marcas do Cajueiro seguem indeléveis”, concluiu.

Presidente da solenidade, o professor Eli Brandão disse que o momento de conclusão de um ciclo era de reflexão e renovação de uma história. Mesmo sendo rotineiro a cada semestre, o ato não se repete, pois a cada turma novos sonhos e desejos de mudança afloram e os desafios também são outros. O pró-reitor ressaltou que este ano, especialmente, a solenidade se reveste de outro significado porque aconteceu dentro do encerramento do Jubileu de Ouro da UEPB. Entrando na história, o professor ressaltou que há 50 anos a UEPB cumpre o seu papel e missão de formar cidadãos para colaborar com o processo de desenvolvimento da Paraíba. “Há 50 anos essa Universidade compartilha conhecimento e contribui para capacitar profissionais e cidadãos em diversas gerações, raças e culturas do Brasil e do mundo”, disse. Segundo ele, a missão da UEPB é apostar na grande transformação do país, através da educação.

Ao alertar sobre mais uma nuvem nebulosa que se forma, o professor Eli também manifestou sua preocupação com a crise política e econômica que ameaça o futuro da universidade pública brasileira. Ele disse que o contexto atual é de incertezas no cenário que se desenha no país, com o contingenciamento recursos, onde está em jogo o ensino superior gratuito e de qualidade. Ele ressaltou que o modelo que se apresenta tende a levar para privatização do ensino público e conclamou todos a resistirem e se mobilizarem em defesa do ensino gratuito e de qualidade, bem como da democracia.

Eli também reconheceu e valorizou os professores e disse que, apesar de tudo, muitos resistem e continuam comprometidos com uma educação de qualidade. Ele encerrou o seu discurso ressaltando que no século da comunicação, das mudança e dos intentos científicos e tecnológicos, os novos profissionais devem usar dos conhecimentos para resistir e apostar que é possível mudar o mundo.

O diretor do Câmpus, professor Edivan Silva Nunes Junior, reafirmou que a cerimônia de colação de grau consiste em uma vitória de todos. Ele disse que mais uma vez o CCHA cumpre o seu papel e coloca no mercado de trabalho profissionais capacitados para enfrentar os novos desafios e contribuir para o desenvolvimento da Paraíba.

A solenidade foi concluída com a conferência do Grau Acadêmico. A concluinte Joelma Maria de Sousa recebeu o grau em nome da turma de Ciências Agrárias, conferido pelo professor Evandro Franklin Mesquita, coordenador do curso. A concluinte Hiane Gomes de Aguiar, do curso de Letras, recebeu o grau acadêmico em nome da turma, conferido pelo professor Edvan da Silva Nunes.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos

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Pró-Reitoria de Graduação prorroga prazo para professores efetuarem registro de notas, frequência e aulas

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Devido à grande demanda de solicitações dos professores, a Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) prorrogou até a próxima quarta-feira (9), excepcionalmente, o prazo para registro de notas, frequência e registro de aulas no Sistema de Registro Acadêmico da PROGRAD.

Outras informações: (83) 3315-3350.

 

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