12 de novembro de 2021

I Congresso Brasileiro Mulheres na Liderança

O I Congresso Brasileiro Mulheres na Liderança é organizado pelo projeto de extensão “Mulheres na Liderança”, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba – Campus 1. Inteiramente organizado e protagonizado por mulheres (comissão organizadora, comissão científica e palestrantes), é um evento que pensa o feminismo a partir da perspectiva jurídica e interseccional, com foco no fomento às mudanças sociais necessárias à promoção da igualdade de gênero. O congresso tem como tema geral “Feminismo e Direito no Brasil: Desafios e perspectivas”, assunto que será debatido de forma interdisciplinar em nossos quatro grupos temáticos.

Será um encontro de líderes, acadêmicos e docentes dos vários estados do Brasil. Assim, o Congresso está aberto a todos que quiserem aprender e debater conosco, como também submeter trabalhos, conforme as normas de submissão.

Em comemoração ao primeiro aniversário do projeto (sim, já faz um ano que estamos por aqui!), é com muita felicidade e trabalho duro que nós, do Mulheres na Liderança, anunciamos a realização, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, do I Congresso Brasileiro Mulheres na Liderança, um evento nacional, com o objetivo de debater o tema central “ Feminismo e Direito no Brasil: desafios e perspectivas”.

Inteiramente organizado e protagonizado por mulheres (comissão organizadora, comissão científica e palestrantes), é um evento que pensa o feminismo a partir da perspectiva jurídica e interseccional, com foco no fomento às mudanças sociais necessárias à promoção da igualdade de gênero. O evento está incrível e contará com a participação de palestrantes de todo o Brasil, de vários setores acadêmicos e institucionais. Vocês já podem conferir no nosso site, na bio do perfil, algumas das nossas palestrantes e os temas que serão discutidos no evento ao longo de quatro mesas temáticas e nas mesas de abertura e encerramento.

Além disso, até o dia 30 de novembro serão aceitos trabalhos escritos e haverá apresentação oral no dia 15.12, pela manhã, nos 4 GTs do Congresso. Os melhores trabalhos ainda serão publicados em edição especial da Revista Data Venia, vinculada ao CCJ da UEPB (Campus I) e o melhor trabalho receberá o Prêmio Mirella Sena. O edital, assim como os links para as inscrições (que vão até 10.12 para ouvintes) está disponível no site do Congresso (link na bio).

Esse é um trabalho coletivo de mulheres, por mulheres e para mulheres dessas e das gerações que estão por vir e contamos com a parceria dos projetos Esperançar, Liberta e do Instituto da Mulher da Paraíba, ao qual destinaremos a taxa simbólica de inscrição, no valor de 10 reais, que serão destinados ao projeto “Menstruação sem receio”.

Inscrições pelo site: https://sites.google.com/aluno.uepb.edu.br/mulheresnaliderancapb/o-evento