11 de maio de 2022

Projeto “Doce Espera” retoma as atividades voltadas ao atendimento de crianças na Clínica de OdontologiaApós muitos meses de expectativas para o reingresso em ambientes de acolhimento e para a retomada de atividades de saúde e socialização, as crianças atendidas pelo Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), já podem contar, novamente, com o espaço de atividades lúdicas dedicado exclusivamente a elas.

Nesta segunda-feira (9), foram reiniciadas as práticas do projeto de extensão “Doce Espera: acolhimento que precede o atendimento odontológico”, desenvolvido por professores e alunos de Odontologia, do Câmpus I da UEPB, em Campina Grande. O projeto tem como proposta acolher as crianças que fazem tratamentos dentários na Clínica Escola.

Pensando em reduzir a ansiedade das crianças para que o atendimento odontológico ocorra da maneira mais tranquila e eficiente, nove extensionistas do projeto se revezam na realização de atividades junto ao público infantil, no que envolve jogos educativos, contação de histórias e musicoterapia, tudo contextualizado com os cuidados de saúde.

Para a coordenadora do Projeto, professora Andreza Cristina de Lima Targino, o retorno presencial após o período mais grava da pandemia é de “encher o coração”. Em sua opinião, “ver a sala de espera da Clínica Escola de Odontologia pronta para receber as crianças, é um sinal de que os bons tempos estão voltando”, afirmou.

Para o retorno às atividades presenciais, a professora Andreza Targino buscou orientação sobre cuidados preventivos a contágios junto ao Comitê de Contingência e Crise covid-19, que pôde orientar a realização de todas as adequações necessárias. Dessa maneira, as readaptações foram efetuadas antes do reinício do projeto, seguindo à risca o protocolo de biossegurança proposto.

Neste primeiro semestre de 2022, o “Doce Espera” está funcionando nas segundas e quintas-feiras, à tarde, além das quintas-feiras, pela manhã.

Texto: Guiliana Rodrigues