Projeto de extensão promove Mostra Cultural Adolescendo sem Drogas com estudantes da Escola de Aplicação

24 de outubro de 2016

Clique para exibir o slide.

Após várias atividades educativas ao longo do semestre que foram realizadas pelo projeto de extensão Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas – uma proposta transdisciplinar de abordagem, os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, de Campina Grande, promoveram na tarde desta sexta-feira (21), a Primeira Mostra Cultural Adolescendo sem Drogas, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na oportunidade os estudantes expuseram cartazes com o propósito de sensibilizar a comunidade escolar acerca dos riscos e o alcance de medidas preventivas em relação ao uso de drogas.

Coordenado pela professora Renata Cardoso Rocha, o projeto tem o objetivo de oferecer apoio às experiências de atividades preventivas e promotoras de saúde dentro da comunidade escolar em que os adolescentes estão inseridos. Ao todo, participaram das atividades 210 jovens que desde 2013 estão inseridos nessa proposta. Durante a realização da mostra os estudantes puderam externar seus conhecimentos. Também participaram da atividade alunos dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UEPB que são integrantes do projeto.

De acordo com a professora Renata Cardoso, essa mostra foi muito importante para o processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que ela contribui com a melhoria da sociabilidade dos estudantes, proporcionando a oportunidade de exercitar o potencial lúdico espontâneo no desenvolvimento de medidas educativas em saúde, e principalmente prevenindo o consumo de drogas lícitas e ilícitas utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

Texto: Givaldo Cavalcanti
Fotos: Divulgação