2 de junho de 2016

A equipe de alunos e professores do projeto de extensão “Ativa idade envelhecimento saudável na comunidade” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou nesta quarta-feira, 1º de junho, mais uma ação voltada para os idosos atendidos na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro da Conceição, em Campina Grande. O projeto é coordenado pela professora Renata Cardoso Rocha Madruga, do Departamento de Odontologia, e conta com a colaboração da professora Dailana Queiroga.

Na ação foram feitos atendimentos odontológicos e prestadas informações sobre os cuidados que se deve ter garantir a saúde bucal. O projeto extensionista tem como relevância social sensibilizar os idosos da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde da Família da Conceição, utilizando uma metodologia que ultrapassa o cuidado individualizado focado na doença, mas que, sobretudo, enfoca o olhar coletivo visando a Educação em Saúde e a Promoção da Saúde, transformando, ainda, o público-alvo em agentes multiplicadores de saúde em suas famílias e comunidade.

Também faz parte do projeto capacitar os agentes comunitários de saúde, cuidadores e familiares dos idosos acerca da saúde bucal e temas inerentes ao processo do envelhecimento, bem como motivar a participação dos profissionais da Equipe de Saúde e estudantes de graduação das áreas de Odontologia e Enfermagem no trabalho interdisciplinar, com participação popular, utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem nas atividades de prevenção e promoção à saúde, contribuindo no processo de Educação permanente dos profissionais que já estão em serviço e dos graduandos da área de saúde, contribuindo para uma formação conectada com as demandas da sociedade, alcançando o perfil de competências e habilidades necessárias ao futuro profissional.

O público-alvo envolvido são idosos residentes na área adstrita da Unidade Básica de Saúde da Família da Conceição. São atendidos por semestre mais de 250 idosos. O atendimento à comunidade ocorre nas quartas-feiras, no turno da manhã (7h30 às 11h) e quintas-feiras, no turno da tarde (13h30 às 17h).

O post Projeto de extensão da UEPB promove atendimento odontológico em Unidade Básica de Saúde da Família em CG apareceu primeiro em UEPB.