Programa dos cursos de Odontologia e Fisioterapia lança cartilha com dicas sobre dores orofaciais

9 de novembro de 2021

Como parte das atividades do Programa de Extensão “Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial”, dos Departamentos de Odontologia e de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será lançada na segunda-feira (15) a cartilha “Cuidado com as dores Orofaciais: disfunção temporomandibular (OTM) e cefaleia”, no Instagram do programa (@extensaodoruepb), onde ficará disponível para o compartilhamento.

A cartilha, disponibilizada neste link, é organizada pela professora Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro, e ainda envolve vários docentes e discentes que atuam no programa. Trata-se de um importante material que apresenta dicas sobre os cuidados que as pessoas devem ter para evitarem ou diminuírem as dores orofaciais. A publicação é uma parceria da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM), e conta com o apoio da Direção do Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS), e dos Departamentos de Odontologia e Fisioterapia da Instituição. O projeto gráfico e ilustrações são do designer e jornalista, Júlio César Gomes de Oliveira.

Na justificativa, a professora Ana Isabella explicou que “disfunção temporomandibular associada à dor orofacial e à cefaleia provoca grande impacto na saúde dos indivíduos, desencadeando prejuízos na qualidade de vida, uma vez que impede a realização de atividades comuns à rotina como se alimentar, ter um sono tranquilo, trabalhar e se comunicar”, destacou.

Associado a isso, calcula-se que 50 a 75% da população exibe pelo menos um sintoma e 25% tenham sintomas associados, acarretando em implicações nos serviços de Saúde e na sociedade, além de apresentar importantes dificuldades em seus tratamentos. Devido à alta prevalência da DTM na população, somado a uma ausência de informação dentro da sociedade acerca dessa desordem, é corriqueiro que pacientes com dor orofacial crônica consultem distintos profissionais, não obtendo diagnósticos corretos e, consequentemente, tratamentos ineficazes.

Conforme observou a professora, a realização da cartilha, é um recurso instrucional educativo digital, que servirá de material de estudo e de orientação para informar e conscientizar pacientes, suas famílias e à comunidade acadêmica, além de servir de instrumento para a democratização do conhecimento por meio da distribuição da publicação nas ações sociais realizadas pelo programa. “Ao trazer mais informações a respeito da DTM e de suas implicações na qualidade de vida dos portadores, a cartilha será de extrema importância, visto que servirá como um guia de orientações para casos de dúvidas. Ela também reforçará as informações passadas durante o atendimento, bem como auxiliará no autocontrole de hábitos prejudiciais e na adoção de práticas saudáveis”, consta no editorial da cartilha.

Conforme relatou a professora Ana Isabella, o Projeto de Extensão “Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial”, nasceu em 2004, e em 2013 se transformou em um programa institucional. Uma das ações é o Webinário ReabilitaDOR – Reabilitando com qualidade de vida”, que já alcançou 12 edições. Além da professora Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro, integram o programa os docentes Danilo de Almeida Vasconcelos, Gilma Serra Galdino, Lays Nóbrega Gomes, Lunna Farias, Renata de Souza Coelho Soares, e Tomás Lúcio Marques de Almeida Lima.

Texto: Severino Lopes