Professores da Universidade Estadual da Paraíba publicam livro sobre dimensão social da Logoterapia
Como resultado do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), os professores Gilvan de Melo Santos e Lorena Bandeira Melo de Sá acabam de publicar o livro “Da teoria à prática: a dimensão social da Logoterapia”. A obra de 292 páginas, publicado pela editora “Ideia”, traz uma coleção de artigos organizados pelos autores no que diz respeito a investigação e à aplicação da abordagem frankliana em projetos sociais. A obra será lançada oficialmente no dia 8 de março, às 9h, no Auditório de Psicologia, no Câmpus de Bodocongó.
Segundo os autores, qualquer estudioso que almeja entender os pressupostos teóricos e visão antropológica da Logoterapia não permite entender que o seu fundador, Viktor Frankl, não tenha visto a dimensão social como parte deste mundo objetivo que mobiliza o espírito a perceber e encontrar o sentido da vida. O que o livro “Da teoria à prática: a dimensão social da Logoterapia” apresenta, segundo eles, é uma abordagem psicológica dinâmica sustentando a ideia de que viver é seguir o percurso de um rio de possibilidades em cada instante da vida, fazendo emergir decisões a partir das evidências dos faróis de sentido, exatamente após ter passado pelas provações existenciais que poderiam inebriar a vista do navegante solitário.
O professor Aureliano Paccíolla, um dos mais renomados logoterapeutas do mundo que já escreveu cerca de 50 artigos científicos e 20 livros sobre o tema, escreveu na apresentação que a obra dos professores da UEPB inspira novas aplicações da Logoterapia no contexto escolar, social e artístico. Ainda no texto de apresentação, ele lembrou que a Logoterapia de Viktor Frankl foi originalmente aplicada no contexto social.
Conforme Aureliano, “Gilvan Melo e Lorena Bandeira, através deste livro, têm o mérito de contribuir para expandir as possibilidades de Aplicação da Logoterapia e a Análise Existencial. A esperança é que depois desse livro instituições de ensino e centros de estudos possam melhorar a formação de jovens profissionais mergulhados não só em uma perspectiva individual, mas também sócio relacional”.
Gilvan Melo é psicólogo clínico, com formação em Logoterapia e Análise Existencial (UEPB), Bacharel em Arte e Mídia (UFCG), Mestre em Educação e Doutor em Linguística (UFPB), com estágio na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Líder do grupo de pesquisa em saúde mental Déjà Vu: Artes, Sonhos e Imagens; Coordenador do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB. Também é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (UEPB).
Lorena Bandeira é graduada em Psicologia, com formação em Logoterapia e Análise Existencial (UEPB); Mestre em Ciências das Religiões (UFPB); professora substituta da Universidade Estadual da Paraíba; vice- coordenadora do Núcleo Viktor Frankl de Logoterapia da UEPB; assistente editorial da Revista Logos e Existência; e integrante dos grupos de pesquisa Déjà Vu: Artes, Sonhos e Imagens da UEPB e Nous: Espiritualidade e Sentido, da UFPB.
Texto: Severino Lopes