Professor realiza primeiro tratamento odontológico de dentisteria, periodontia e cirurgia sob anestesia geral

16 de setembro de 2013

josuel1Um procedimento utilizado principalmente em pacientes portadores de necessidades especiais ou que têm dificuldades de permanecer parado na cadeira do dentista está sendo desenvolvido de forma inédita pelo Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Trata-se do primeiro tratamento odontológico de dentisteria, periodontia e cirurgia sob anestesia geral.

O procedimento inédito e que promete revolucionar o tratamento cirúrgico na área de odontologia, foi aplicado pela primeira vez no último dia 12 de agosto, em uma paciente portadora de necessidade especial, pela equipe chefiada pelo professor e cirurgião traumatologista buxomaxilofacial, Josuel Raimundo Cavalcante.  O sucesso da técnica empregada em um dos consultórios da Clínica Escola do Curso de Odontologia, no Câmpus de Campina Grande, surpreendeu a equipe de profissionais.

Para realizar o procedimento com sucesso e tornar possível a realização do tratamento sob efeito de anestesia geral, o professor Josuel Cavalcante teve que fazer a adaptação em uma maleta que carrega os instrumentos cirúrgicos. Ou seja, a novidade só foi possível devido a uma modificação realizada na aparelhagem do consultório, que dispensa o uso de compressor. A técnica evita a contaminação do centro cirúrgico. O professor procurou adaptar os equipamentos miniaturizando alguns dos instrumentos odontológicos usados para atender dentro do consultório.

O professor explica que o procedimento pode ser empregado tanto em pacientes com necessidades especiais, como também para pessoas que não colaboram com o tratamento odontológico sob anestesia local e pode ser feito nos pacientes que se submetem a dentisteria, periodontia e cirurgia. Josuel observa que o tratamento odontológico em um centro cirúrgico é impraticável devido às dificuldades que é transportar o consultório dentário para dentro do centro. Agora, com esta nova técnica, as dificuldades foram minimizadas.

No primeiro procedimento realizado pela equipe do professor Josuel Cavalcante foram retirados restos radiculares e cárie (periodontia), restauração e extração (exodontia de pré molares superior). Além do professor Josuel, integrara a equipe o doutor Mário Cesar e a anestesista Patrícia Loureiro.

A equipe do professor Josuel já está se preparando para realizar o segundo procedimento, que é novo no Brasil. “Esse procedimento é pioneiro no Brasil. Para realiza-lo, tem que ter a equipe e o equipamento completos”, salientou o professor.