10 de novembro de 2020

Em um universo de quase 7 milhões de cientistas de uma ampla base de dados sobre pesquisadores de todo o mundo, um docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) figura entre os 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo. O professor Rômulo Alves, do Departamento de Biologia da Instituição, integra a lista divulgada em recente artigo da revista Plos Biology, que contém os dados quantitativos para os cientistas mais citados em todo o mundo.

Publicado anualmente, o banco de dados atualizado de cientistas traz dois rankings: um apresentando o impacto do pesquisador ao longo da carreira e outro para um único ano (2019). O docente da UEPB está nas duas listas, divulgadas em outubro, figurando na lista dos 2% mais influentes do mundo ao longo da carreira e entre os 2% mais influentes do mundo em 2019.

De acordo com o estudo, as métricas de citação são amplamente utilizadas e foi criado um banco de dados disponível ao público de 100.000 cientistas de ponta, que fornece informações padronizadas sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. Dados separados são mostrados para impacto ao longo da carreira e ano único.

“São fornecidas métricas com e sem autocitações e proporção de citações para artigos citados. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 176 subcampos. Os percentis específicos de campo e subcampo também são fornecidos para todos os cientistas que publicaram pelo menos cinco artigos. Os dados ao longo da carreira são atualizados até o final de 2019”, explica o artigo da Plos Biology.

Professor Rômulo é bolsista de produtividade 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadores que integram a categoria 1 do órgão de fomento são aqueles que possuem gradual inserção nacional e internacional, por meio de palestras e assessorias ad hoc em revistas nacionais e internacionais e de órgãos de financiamento à pesquisa, bem como envolvimento em atividades de gestão científica, incluindo organização de eventos, participação em comitês assessores estaduais ou nacionais, sociedades científicas, revistas científicas, assessoria de órgãos de governo estaduais ou nacionais, e conferências proferidas a convite e/ou em plenárias de congressos, conforme dados do CNPq.

O docente da UEPB também é um fundador e editor, junto com o professor Ulysses Albuquerque, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da revista “Ethnobiology and Conservation” (Etnobiologia e Conservação), que vem se destacando no cenário internacional de pesquisas como uma das principais publicações mundiais da área na Base Scopus.

Texto: Tatiana Brandão

O post Professor da Universidade Estadual integra ranking dos pesquisadores mais influentes do mundo apareceu primeiro em UEPB.