10 de maio de 2022

Professor da Universidade Estadual da Paraíba lança livro que aborda a Fisioterapia em textos e contextosO professor Risomar da Silva Vieira, do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), lança nesta quinta-feira (12) o livro “Fisioterapia em textos e contextos: uma compilação de temas do tempo presente”. O lançamento ocorre às 19h, na Usina Cultural Energisa, localizada na Rua João Bernardo de Albuquerque, 243, Tambiá em João Pessoa. Em breve o livro também será lançado no Departamento de Fisioterapia.

Publicado pela Editora Ideia, o livro apresentado em um formato de coletânea de textos, materializou-se a partir da vontade do docente de compartilhar algumas ideias sobre temas que ainda não ocuparam os espaços devidos, quando se trata da Fisioterapia nas suas fundamentações teórico-conceituais e epistêmicas. A obra, conforme destacou o autor, foi composta por cinco capítulos a partir de várias experiências teórico-práticas vivenciadas por ele em diversos momentos de sua trajetória percorrida como professor e como alguém inquieto na busca pelo conhecimento.

No primeiro capítulo, com o título “Inquietações teórica-históricas e epistemológicas em Fisioterapia”, o autor aborda sobre algumas questões que envolvem o saber-fazer nas suas bases teóricas, tendo a Fisioterapia como uma área do conhecimento em Saúde. Neste tópico, traz-se para o diálogo aspectos ontológicos acerca do que é Fisioterapia como ciência e como profissão. No capítulo seguinte, é apresentada a temática formação em Fisioterapia, numa perspectiva interprofissional. A interprofissionalidade na formação e no trabalho em saúde representa na atualidade um terreno fértil para de produzir diálogos e efetividades.

O assunto é explanado a partir de uma experiência no PET-Saúde, em que foram vivenciadas as possibilidades de um cuidado mais integrado, colaborativo com a construção de um espaço propício para diálogos frutíferos e de sabores bem apreciados. No terceiro capítulo, a ética se manifesta como uma área de grande importância para os aspectos que envolvem a saúde e, em particular, a Fisioterapia, tanto no processo de formação, quanto no da atuação profissional.

No próximo, são postas considerações sobre a Fisioterapia no cenário da extensão universitária comunitária, suscitando possibilidades de diálogos no que tange à Fisioterapia e à formação fisioterapêutica na atenção primária em saúde. No capítulo cinco, discorre-se sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e suas relações com a Fisioterapia e cuidados fisioterapêuticos, enquanto que no sexto e último capítulo, encontra-se a Fisioterapia no Contexto da Atenção Primária em Saúde.

O professor Risomar da Silva Vieira disse que espera que este conjunto de textos, em forma de capítulos de livro, possa contribuir para a construção de espaços significativos de diálogos sobre a Fisioterapia e o seu papel social. Este é o quarto livro lançado pelo professor Risomar.

Texto: Severino Lopes