30 de março de 2016

O Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBS) do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, realiza nesta quinta-feira (31), das 7h às 9h, uma ação de coleta de amostras de escarro para realização de Testes Rápidos Moleculares de Tuberculose. A ação será realizada no Departamento de Odontologia, no Câmpus de Bodocongó, em parceria com o Departamento de Enfermagem e a Secretaria de Saúde de Campina Grande.

O público-alvo da ação são pessoas que estejam com sintoma de tosse há mais de três semanas. Para realizar o teste, basta o paciente comparecer no 1º andar do Departamento de Odontologia, dentro do horário estabelecido, e apresentar documento de identificação pessoal. Para fazer a coleta é preciso o paciente estar em jejum e não utilizar creme dental e colutório para escovar os dentes antes de realizar o teste.

A iniciativa do NUBS se dá através do projeto de extensão “Implantação da Coleta de Amostras para Teste Rápido Molecular (TRM-TB) na UEPB: Possibilidades de Novos Diagnósticos”, coordenado pela Professora Tânia Ribeiro.

O post Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde promove testes rápidos para diagnóstico de tuberculose apareceu primeiro em UEPB.