Núcleo de Biossegurança em Saúde da UEPB realiza atividade para prevenção e combate as hepatites virais

20 de julho de 2017

As hepatites virais são patologias que acometem milhares de brasileiros todos os anos. Conforme dados oficiais do Ministério da Saúde, de 1999 a 2015 foram notificados 514.678 casos confirmados de hepatites virais no país. Desse total, 161.605 (31,4%) são referentes aos casos de hepatite A, 196.701 (38,2%) de hepatite B, 152.712 (29,7%) de hepatite C e 3.660 (0,7%) de hepatite D. Quando os casos são mais graves, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificações (Sinan), entre 2000 e 2014, foram associados a essas doenças 56.335 óbitos no Brasil, sendo a hepatite C a responsável pela maior parte das mortes.

Apesar da gravidade dessas doenças, estudos do Ministério da Saúde mostram que 90% dos casos de hepatite, principalmente a do tipo C, são curáveis quando a doença é diagnosticada em sua fase inicial. E para ampliar as informações acerca de como evitar, combater e tratar essas doenças, o Programa de Extensão Núcleo Universitário de Biossegurança em Saúde (NUBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará uma ação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, lembrado em 28 de julho. Na próxima quarta-feira (26), no Departamento de Odontologia, Câmpus de Campina Grande, das 8h às 11h e das 14h às 17h, serão oferecidas várias atividades relacionadas à prevenção das hepatites virais.

Segundo a professora Criseuda Maria Benício Barros, coordenadora do Programa, serão realizados testes rápidos de Hepatite dos tipos B e C para todos os usuários dos serviços das Clínicas Escola da UEPB, além da comunidade em geral que também pode ter acesso à ação social. Essa atividade é importante para buscar reduzir os índices de casos confirmados dessas patologias na Paraíba, uma vez que, segundo o Sinan, somente no ano de 2015 foram confirmados 174 casos de hepatites virais em todo o Estado.

“Primeiramente vamos realizar essa ação de prevenção no Câmpus de Bodocongó, no 1º andar do Departamento de Odontologia. Depois, no dia que é lembrado pela luta contra as hepatites, realizaremos esses mesmos testes, só que dessa vez na sede da UNIMED Campina Grande, no Centro da cidade, no horário da manhã. Começaremos às 8h30 se estendendo até as 11h. São duas oportunidades que a população terá para saber se é portadora da doença, como também se informar sobre como prevenir e tratar a doença”, explicou a professora Criseuda Maria.

Como reduzir os riscos de contaminação:

– Não compartilhar agulhas
– Uso pessoal de escova de dentes
– Uso de preservativo em relações sexuais
– Realização de testes em transfusões de sangue
– Descartar materiais usados em injeções, tatuagens e piercings
– Higienizar utensílios usados em manicure e pedicura

*Fonte: Ministério da Saúde

 

Texto: Givaldo Cavalcanti