12 de junho de 2018

Como forma de contribuir para o aumento da qualidade de vida dos servidores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Núcleo de Educação e Atenção em Saúde do Trabalhador (NEAS) promove, no próximo dia 20 de junho, um aulão de meditação. A atividade acontece das 8h às 9h30, no Centro Artístico Cultural da UEPB, localizado na Rua Getúlio Vargas, no Centro de Campina Grande, e será ministrada pela musicoterapeuta holística Luana Paula.

A iniciativa tem como finalidade chamar a atenção das pessoas, especialmente da comunidade universitária, para cuidar melhor de sua vida e buscar elevar a autoestima para se aceitarem como são e orientá-las a manter a calma e a serenidade nos momentos de estresse. Idealizadora da iniciativa, a coordenadora do NEAS, professora Clésia Pachú, explicou que a princípio o aulão é destinado aos servidores da Instituição, mas toda a comunidade pode participar gratuitamente.

“Em pesquisa realizada pelo NEAS, já observamos que pessoas internas em clínicas psiquiátricas, advém justamente do ambiente urbano. A mobilidade urbana é condutora dessa situação de estresse, de fadiga e de adoecimento psíquico na sociedade”, enfatizou Clésia Pachú. Também estarão participando da atividade os estudantes vinculados ao projeto “Sistemas orgânicos e plantas medicinais”, que está relacionado diretamente com as práticas integrativas e complementares de saúde.

A ioga trabalha o praticante em seus aspectos físico, mental, emocional, energético e espiritual, visando à unificação do ser humano em si e por si mesmo. A atividade fortalece o corpo e a mente através de posturas psicofísicas (ásanas), técnicas de respiração (pranayamas), concentração e relaxamento. Entre os principais benefícios destacam-se redução do estresse, regulação do sistema nervoso e respiratório, equilíbrio do sono, aumento da vitalidade psicofísica, equilíbrio da produção hormonal, fortalecimento do sistema imunológico, aumento da capacidade de concentração e de criatividade e promoção da reeducação mental, com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.

O Núcleo de Educação e Atenção em Saúde do Trabalhador, que é vinculado ao Programa de Educação e Prevenção ao uso do Álcool, Tabaco e outras drogas (PEPAD), trabalha na perspectiva da medicina funcional, e realiza vários projetos voltados para a melhora da saúde dos servidores da Universidade Estadual da Paraíba.

Texto: Severino Lopes

O post NEAS promove aulão de meditação para estimular bons hábitos e melhorar qualidade de vida das pessoas apareceu primeiro em UEPB.