22 de outubro de 2021

Metodologia desenvolvida pelo Nutes que permite o uso de Tecnologia 3D em cirurgias é destaque no UniverciênciaNeste sábado (23) a iniciativa do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) será um dos destaques do Univerciência. O programa também vai mostrar uma pesquisa com biomassa como alternativa sustentável de geração de energia, um estudo sobre os exoplanetas, que pode ajudar a trazer respostas relacionadas ao universo, e a criação de um produto que aumenta a durabilidade e protege frutas e verduras de doenças.

A metodologia desenvolvida na UEPB que será apresentada no programa utiliza tecnologias 3D para procedimentos cirúrgicos e biomodelos a serem usados pelos cirurgiões nos hospitais da Paraíba, para otimizar as operações e beneficiar os pacientes. Procedimentos em traumato-ortopédica, cardíaca, fetal, bucomaxilo facial, neurocirúrgica, serão diretamente auxiliados pelos estudos.

No laboratório de pesquisa em tecnologias 3D (LT3D) do Nutes, que tem se dedicado à pesquisa e desenvolvimento de aplicações da Manufatura Aditivada nas diversas áreas de saúde, analisando procedimento cirúrgicos médicos e odontológicos, é projetado em tamanho real o osso do paciente para que o médico tenha dimensão exata do que fazer no momento da cirurgia. Segundo os pesquisadores a tecnologia garante melhores resultados para os pacientes e ainda economia para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Ambiental estão desenvolvendo pesquisa para o aproveitamento energético da biomassa. A biomassa é todo material que contenha energia química em seu interior e pode ser extraída de qualquer tipo de vegetação e árvore, lixo orgânico, resíduos agroindustriais e dejetos de animais. Visando alternativas sustentáveis na geração de energia, os pesquisadores trabalham no desenvolvimento de técnicas para o aproveitamento energético a partir deste material, e os estudos incluem a produção de um bio-óleo extraído de produtos naturais.

Será possível encontrar um planeta similar à Terra no qual possamos viver? O programa vai mostrar os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Física (DFI) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que estudam as propriedades químicas dos exoplanetas (planetas que orbitam estrelas pertencentes a um sistema planetário distinto do nosso). Segundo os pesquisadores verificou-se que um exoplaneta chamado ‘Ross 128b’ pode possuir características muito semelhantes ao planeta Terra, havendo a possibilidade de ele ser uma potencial Terra 2.0.

Um produto que aumenta a durabilidade e protege frutas e verduras de doenças garantiu a décima quarta carta patente da Universidade Federal do Ceará (UFC). A invenção do revestimento é à base de soro de leite e óleo essencial de erva-doce, que aumenta a durabilidade dos frutos pós-colheita. Nos testes, houve um aumento de até 10 dias no tempo de vida útil do mamão a partir do uso do revestimento. O telespectador vai conhecer a invenção, que pode ser aplicada também em outros alimentos, entre frutas e hortaliças, sendo necessário apenas ajustes nas proporções das substâncias que o compõem.

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet fruto de uma parceria que envolve 40 instituições públicas de ensino superior do Nordeste, incluindo universidades e institutos, além de contar com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que colabora com a produção audiovisual a partir de suas unidades no Nordeste, e com a exibição do programa no Canal Saúde, em TV aberta em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e por parabólica para todo o Brasil.

A produção do conteúdo é colaborativa e a veiculação acontece em TV’s públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras, das universidades e dos institutos na Internet. O programa pode ser assistido em mais de 15 emissoras, de todas as regiões do país, que juntas alcançam cerca de 80 milhões de pessoas, sendo disponibilizado semanalmente nos canais de cada instituição participante na Internet. No caso da TV UEPB, o conteúdo é disponibilizado para acesso pelo canal Rede UEPB no YouTube, todos os sábados, às 14h30