Mestrandos em Saúde Pública da UEPB discutem processo de avaliação quadrienal da Capes
No próximo ano, os programas de pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba e de todo país passarão pelo processo de avaliação realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para discutir o que é esse processo de avaliação e como ele é feito, os mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UEPB organizaram um evento com várias mesas redondas, a ser realizado na próxima segunda-feira (5), das 14h às 17h, no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó. O evento é aberto ao público e destina-se a docentes e estudantes que tenham interesse em compreender melhor como acontece o processo de avaliação quadrienal da Capes.
A ideia do evento surgiu na disciplina “Docência no Ensino Superior”, ministrada pela professora Silvana Santos, que também é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Segundo ela, as políticas e procedimentos de regulação e avaliação de cursos de graduação e pós-graduação precisam ser melhores compreendidas pelos mestrandos que são futuros docentes de universidades.
Além disso, é necessário abrir o debate com a comunidade sobre o que está sendo avaliado e as implicações disso para as instituições de ensino e para quem está ingressando na carreira acadêmica, incluindo estudantes de graduação que desejam realizar cursos de pós-graduação. Cada vez mais, conforme destaca a professora, o sistema Qualis de avaliação de periódicos tem sido incorporado no cotidiano dos profissionais, pois vem sendo utilizado para pontuação em concursos e processos seletivos, quando originalmente havia sido criado apenas para avaliar os cursos de pós-graduação.
Ao todo serão realizadas quatro mesas redondas com os seguintes temas: “A história e os desafios da Pós-Graduação na área da Saúde Coletiva”, “Dez coisas que você precisa saber sobre o Qualis”, “Os critérios de avaliação de cursos de pós-graduação na pós-graduação: o exemplo do curso de mestrado de Saúde Pública da UEPB” e “As diferenças e semelhanças de modelos de pós-graduação no Brasil, Estados Unidos e Europa”. Ao todo, mais de 20 mestrandos do Programa estarão envolvidos nos debates. A intenção é abrir um espaço para diálogo e troca de ideias sobre o processo de avaliação a fim de que sejam colhidas críticas e sugestões que possam ser incorporadas aos cursos com vistas à melhoria de sua qualidade. “O engajamento do corpo discente com a proposta do curso de pós-graduação é muito importante para que ele seja bem avaliado pela Capes”, frisa Silvana.