Liga Acadêmica Interdisciplinar de DTM e Dor Orofacial promove aula inaugural nesta sexta-feira, (29)

26 de abril de 2022

A Liga Acadêmica Interdisciplinar de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial (DOF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizará sua aula inaugural nesta sexta-feira (29). A aula versará sobre cefaleias raras e terá participação da neurologista e professora do Departamento de Fisioterapia, Gilma Serra Galdino. Será aberta ao público e acontecerá às 15h, de modo on-line. A Liga contempla as áreas de Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e Neurologia, através de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar.

A liga surgiu de esforços conjuntos para aprofundar as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em DTM e DOF, visto que se fazia necessária a participação mais ativa e autônoma dos discentes no processo de ensino-aprendizagem, na extensão universitária e na produção de evidências científicas. Além de possuir instituições de ensino superior parceiras, a Liga faz parte da comissão de ligas da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SBDOF).

Os componentes da Liga são oriundos da UEPB e de outras Instituições de Ensino Superior. A coordenadora é a professora Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro, do Departamento de Odontologia, Câmpus I. A liga tem colaboração da neurologista Gilma Galdino e do fisioterapeuta Danilo Vasconcelos, pertencentes ao Departamento de Fisioterapia; do professor e psicólogo José Pereira, pertencente ao Departamento de Psicologia; e dos professores Tomás Almeida, Mayara Pinheiro e Lays Gomes, do curso de Odontologia. Possui ainda como parceiro institucional o programa de extensão, “Atenção ao Portador de DTM e Dor Orofacial”.

Haverá atendimentos clínicos à comunidade por parte da Liga, que serão realizados em parceria com o programa de extensão “Atenção ao Portador de DTM e Dor Orofacial”. Em breve, as pessoas interessadas poderão fazer o agendamento na recepção do Departamento de Odontologia. Porém, o grupo e parcerias promovem atividades on-line. Através de uma equipe clínico-científica, são produzidos conteúdos informativos sobre a saúde em geral, incluindo principalmente DTM e DOF. Além disso, são realizados os webinários ReabilitaDOR: reabilitando com qualidade de vida, que geralmente acontecem nas sextas-feiras, às 15h, no canal Rede UEPB no YouTube.

A aula inaugural será aberta ao público e acontecerá na plataforma Meet, por meio de link disponibilizado no perfil do Instagram da LACIDOF (@lacidof_uepb). Mais informações sobre o tema são encontrados igualmente no perfil @extensaodoruepb.

Texto: Juliana Rosas

Texto: Juliana Rosas