Laboratório Itinerante realiza testes rápidos em ação de prevenção à saúde do homem

20 de agosto de 2013

O Laboratório Itinerante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou nesta terça-feira (13), uma ação de prevenção junto com a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande. Em uma das dependências do órgão, mais de 200 funcionários, entre servidores administrativos e agentes de trânsito, receberam atendimentos de saúde como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, atendimento odontológico e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.

Esta ação esteva dentro da programação de assistência relativa à saúde do homem e também foi aberta para os taxistas e mototaxistas permissionados do município, além dos motoristas e cobradores de ônibus que circulam na cidade. De acordo com a professora Josefa Josete, coordenadora do Laboratório Itinerante, a identificação de doenças como hipertensão e diabetes na maioria das vezes é feita em ações desse gênero, o que ajuda a melhorar o monitoramento da saúde dos homens.

“Se for identificado algum problema após a realização de alguns desses testes, nós providenciamos o encaminhamento para que o serviço de saúde do município possa atender o paciente. Em ações como essa, o funcionário recebe orientação de como ele deve se cuidar, se prevenir, já que estamos fazendo vários testes de prevenção da saúde”, destacou a professora Josefa.

Participaram da ação vários alunos dos cursos que compõem o Centro de Ciências Biológicas da Saúde (CCBS) da UEPB, promovendo desde a realização de um questionário com informações sobre o histórico da saúde familiar do servidor, como também dos testes rápidos realizados no local. Uma das alunas que faz parte desse projeto de extensão, Kauany Almeida, acredita que são em situações como essa que há a complementação do que é ensinado na sala de aula e vivenciado no exercício da profissão.

“Esse tipo de ação é importante, porque estamos em contato direto com as pessoas que precisam ter uma atenção com sua saúde. Ainda mais o homem, que acaba sendo um pouco mais relapso com a prevenção de doenças que podem levar até a morte”, destacou a aluna do 10º período de Enfermagem.