Grupo de estudo da UEPB realiza curso de formação em educação ambiental para gestão de resíduos sólidos

7 de outubro de 2016

O Grupo de Extensão e Pesquisa em Gestão e Educação Ambiental (GGEA), vinculado ao Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove nos dias 15 e 22 de outubro, o Curso Formação em Educação Ambiental de Líderes Comunitários para Gestão de Resíduos Sólidos. O curso será realizado das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, sendo ministrado pela professora Mônica Maria Pereira da Silva, coordenadora do GGEA. A atividade será desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Virgínius de Gama e Melo, no bairro das Malvinas.

No total, estão sendo oferecidos 60 vagas, destinadas para agentes de saúde e vigilância ambiental, usuários dos serviços de Saúde, moradores da comunidade e outros profissionais da área. A iniciativa compõe a quinta etapa do Projeto Educação Ambiental para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em municípios da Paraíba, aprovado no Edital UEPB/PROEX/PROAPEX.

A primeira etapa compreendeu o curso oferecido em Campina Grande para 60 graduandos das diferentes áreas do conhecimento, enquanto a segunda etapa consistiu em cursos realizados em Gado Bravo e São Vicente do Seridó. Já a terceira etapa foi constituída de seminários e oficinas aplicados em Campina Grande e nos municípios envolvidos no projeto. A quarta etapa, concluída recentemente, abrangeu o curso ministrado aos catadores de materiais recicláveis associados à ARENSA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Comunidade Nossa Senhora Aparecida), que culminou com a visita técnica a uma experiência exitosa de organização de catadores de materiais recicláveis, a ASCARE, em João Pessoa.

O principal objetivo do curso é proporcionar a formação de líderes comunitários em Educação Ambiental para Gestão de Resíduos Sólidos, contribuindo para a inserção socioeconômica de catadores de materiais recicláveis e mitigação de impactos negativos sobre os sistemas edáficos e aquáticos. Os resultados parciais expressam a importância do processo de formação em Educação Ambiental para o alcance dos objetivos previstos na Lei 12.305/2010, bem como a relevância da extensão universitária para a formação profissional dos graduandos e pós-graduandos envolvidos e para a quebra dos muros que separam as instituições de ensino superior da sociedade.

Texto: Severino Lopes