Fórum discute qualidade da assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Departamento de Fisioterapia, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região (CREFITO-1) realizou durante a manhã esta sexta-feira (29), o 2º Fórum de Responsabilidade Técnica. O evento destinado a fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, professores e estudantes da área, aconteceu no auditório de Fisioterapia, Câmpus de Bodocongó, e abordou o tema “Qual a qualidade da assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional desejada?”
O Fórum foi aberto pelo presidente CREFITO-1, Silano Souto Mendes Barro, que enalteceu a UEPB por abrir as portas para debater um tema de grande relevância para os profissionais da área. A palestra de abertura, abortou o tema “O que é a responsabilidade técnica”, e foi ministrada pela fisioterapeuta Iara Lucena Barbosa de Lima. Ela enfatizou que o responsável técnico é um profissional que faz parte de um conjunto de ações que tem a missão de fazer cumprir as normas visando a qualidade do serviço.
A especialista destacou que o Fórum possibilitou a discussão em torno da qualidade da assistência dos serviços de fisioterapia e de terapia ocupacional na região de Campina Grande. O objetivo, segundo ela, é melhorar a assistência a população. A coordenadora do Curso de Fisioterapia da UEPB, professora Carlucia Ithamar Fernandes Franco, disse que a Universidade deu um novo passo importante ao promover com o Conselho um momento de discussão como esse, por ser fundamental para o crescimento dos profissionais da área.
“A UEPB foi muito feliz ao sediar esse momento de aprendizado que tem uma grande importância no que diz respeito a implantação e atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Fisioterapia. Foi muito rica também a discussão em torno da obrigatoriedade ou não dos estágios bem como, o Código de Ética”, disse a professora.
Como parte da programação das discussões, na quinta-feira (28), o Departamento de Fisioterapia e o CREFITO-1 promoveram a 5ª edição do Fórum de Ensino de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O evento também foi realizado no auditório do curso de Fisioterapia e foi voltado para docentes e discentes. Ao todo, 130 pessoas representando 11 instituições que trabalham com o ensino da Fisioterapia na Paraíba participaram das mesas redondas, oficinas e as palestras do evento.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Franklin Bonfim
O post Fórum discute qualidade da assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional apareceu primeiro em UEPB.