29 de novembro de 2017

Clique para exibir o slide.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através dos setores Saúde do Trabalhador e Serviço Social, com apoio da Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalhado (CIAST), realizou na manhã desta quarta-feira (29), no Câmpus de Bodocongó, uma ação voltada para o bem-estar e saúde dos servidores da Instituição. O “Saúde em Movimento” envolveu estudantes e professores dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física da Universidade. Dezenas de servidores prestigiaram as atividades e foram beneficiados pelos serviços ofertados gratuitamente.

Foram realizadas atividades desenvolvidas por projetos e programas da UEPB, como o Laboratório Itinerante (LABIT), programa de extensão que envolve vários projetos oriundos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física; e o Núcleo de Educação e Atenção em Saúde (NEAS), entre outros. Além das ações de saúde, aconteceram atividades culturais, desenvolvidas por músicos do Centro Artístico-Cultural da UEPB, e recitação de poesia pelo cordelista Josenildo Maria Lima.

Os servidores atendidos puderam fazer teste de monitoramento da frequência cardíaca, controle da pressão arterial, teste de glicemia capilar, verificação do índice de massa corpórea, além de receberem orientação para acompanhamento nutricional. Também foram realizados teste de força muscular para coluna e mãos, orientações posturais e massagens.

A estudante Kelly Daiane Ribeiro, está no 6º período de Enfermagem, e faz parte do programa “Controle de Hipertensão”. Ela destacou que a ação foi mais uma oportunidade de colocar em prática as atividades de sala de aula. Eudes Santos, aluno do 6º período de Fisioterapia, aproveitou o evento para mostrar aos servidores da UEPB a importância da alimentação saudável.

Um dos serviços mais procurados foi o de dinametria, ofertado pela equipe do curso de Fisioterapia. Coordenadora do projeto “Postura para o servidor”, a professora Cláudia Holanda Moreira explicou que a dinamometria é utilizada para análise da força muscular de forma quantitativa. É um acompanhamento que permite ao profissional de saúde fazer um parâmetro de como estão os músculos exigidos durante o exercício do trabalho.

De acordo com a técnica em Enfermagem do Trabalho, do setor Saúde do Trabalhador da PROGEP, Maísa Ferraz, os resultados do evento superaram as expectativas pela participação positiva dos servidores. Segundo ela, a atuação de pessoas de outras pró-reitorias contribuiu para o êxito das atividades. Maísa ainda ressaltou a atuação de todos os parceiros que prestaram um serviço de qualidade e que contribuiu para que várias pessoas tivessem acesso aos serviços ofertados.

“Tivemos a participação de um grande número de pessoas que acreditaram na proposta do ‘Saúde em Movimento’. Por termos focado algumas atividades com o tema de saúde do homem, por exemplo, tivemos uma participação muito importante dos servidores da PROINFRA. As parcerias deram certo e o retorno que tivemos dos participantes foi muito positivo”, destacou Maísa Ferraz.

Coordenadora da CIAST, a professora Ana Paula Araújo ressaltou que o evento foi pensado com o objetivo de oferecer aos técnicos e professores da UEPB serviços de saúde voltados para sua qualidade de vida. “Esse evento teve o objetivo de incentivar a prática de atos saudáveis, porque a saúde vai influenciar em todos os aspectos da vida, tanto no trabalho como em outras as áreas. O bem-estar do servidor é uma preocupação da UEPB”, enfatizou Ana Paula.

Coordenador do LABIT, o professor Josinaldo Lopes Dias lembrou que o programa envolve importantes projetos da Universidade, levando serviços à população de várias cidades paraibanas. “Esse programa pode ser considerado como o ‘circuito do bem-estar’. Começamos com uma avaliação nutricional e vamos até uma avaliação física, passando pela saúde bucal e outras ações voltadas para a saúde”, explicou.

Ao longo da manhã, diversos pró-reitores passaram pelo evento e destacaram a importância da iniciativa, a exemplo do pró-reitor de Cultura, professor José Cristóvão de Andrade; do pró-reitor adjunto de Cultura, professor José Benjamim; e do pró-reitor de Infraestrutura, professor Álvaro Luiz.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Tatiana Brandão e Giuliana Rodrigues

O post Evento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas promove ações voltadas à saúde dos servidores da UEPB apareceu primeiro em UEPB.