Estudantes da UEPB visitam Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco em aula de campo

25 de agosto de 2016

Clique para exibir o slide.

Estudantes do 8º período do curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Câmpus de Campina Grande, visitaram na manhã de quarta-feira (24) a Divisão de Sólidos do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe). Formado por 20 alunos e dois professores, o grupo conheceu de perto as etapas do processo de produção dos medicamentos Lafepe e sua linha de embalagem primária.

Como resultado desta visita, os alunos devem produzir relatório para apresentação nas disciplinas de “Tecnologia farmacêutica” e “Farmacotécnica”, ministradas, respectivamente, pelos professores Geovani Pereira Guimarães e Bolívar Damasceno, que acompanharam o grupo.

“Nossa programação no Lafepe irá influenciar significativamente na vida profissional de nossos alunos, que puderam conferir, na prática, o que estudamos em sala de aula”, enfatizou o professor Geovani, ressaltando que irá programar outras visitas ao laboratório pernambucano.

O Lafepe é o único laboratório público do mundo a produzir remédio contra a doença de Chagas. Tem 51 anos de atuação e é o segundo maior laboratório público do Brasil, referencial de preços do mercado, apoiando a assistência farmacêutica de Pernambuco e em nível nacional, além de caracterizar-se como centro de desenvolvimento e produção de medicamentos de alta tecnologia. Em 1994, destacou-se como primeiro laboratório oficial, no Brasil, a produzir o Antiretroviral Zidovudina (AZT). Após anos de pesquisas e em parceria com universidades e outros laboratórios oficiais, desenvolveu o Efavirenz, que é uma Dose Fixa Combinada (DFC) que faz parte do coquetel Anti-Aids.

Colaboração: Assessoria Lafepe

O post Estudantes da UEPB visitam Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco em aula de campo apareceu primeiro em UEPB.