Campanha do Departamento de Fisioterapia da UEPB conscientiza população sobre Fibrose Cística

27 de setembro de 2018

Campanha do Departamento de Fisioterapia da UEPB conscientiza população sobre Fibrose Cística

Na última quarta-feira (25), alunos e professores do curso de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), junto a Associação Paraibana de Pais e Pacientes com Fibrose Cística (ASPAFIC), promoveu a primeira ação social no Câmpus de Campina Grande, com o intuito de divulgar e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a doença. A Associação tem como objetivo reunir familiares dos portadores de Fibrose Cística para discutir periodicamente sobre os aspectos dos tratamentos e também para a interação dos pacientes.

A professora da disciplina de Fisioterapia Pneumofuncional da UEPB, Ana Teresa Sales, explica que essa doença ainda é rara nas regiões Norte e Nordeste, por isso carece de assistência e tratamentos adequados. Ela lembra que o mês de setembro é conhecido como “Setembro Roxo”, pois é o mês de combate a Fibrose Cística, uma doença genética, possível de ser identificada desde a infância. Ela comenta também que o ideal é que os profissionais de diversas disciplinas, como psicólogos e nutricionistas, ajudem a tratar a doença. “Apesar de ser uma enfermidade prioritariamente de caráter respiratório, ela também mexe com todo o organismo”, completou a professora.

No Nordeste, a sobrevida dos pacientes de fibrose cística ainda é baixa. Embora sejam acompanhados por profissionais, ainda há falta de informação e até mesmo faltam especialistas de outras áreas. “No Sul do Brasil há uma estrutura melhor para estes pacientes, logo a sobrevida deles é maior”, explicou Ana Teresa. A Fisioterapia Pneumofuncional é um dos coadjuvantes no tratamento da reabilitação respiratória nesses casos. Em vista disso, a Universidade procura divulgar informações para envolver as pessoas da comunidade campinense e também dar suporte e fornecer serviços aos pacientes.

Lucas Antônio, aluno do 6º período de Fisioterapia e portador de Fibrose Cística, destacou a importância da campanha na comunidade acadêmica. Ele, cuja irmã também foi diagnosticada com a doença e veio a falecer ainda jovem, disse que é comum que os sintomas se confundam com os de pneumonia. “Por alguns profissionais não saberem o que é, acabam fazendo o tratamento inadequado, o que pode gerar complicações maiores ou levar o paciente a óbito. Então, acho que o ponto principal desta campanha é a divulgação da doença para todo mundo”, disse Lucas, que também acredita ser mais fácil o tratamento da doença em regiões como o Sul e Sudeste. “No Nordeste minha irmã teve muita dificuldade de conseguir o tratamento. Hoje em dia, percebo que é mais tranquilo, dá para conviver bem, mantendo os cuidados e os tratamentos adequados. Vivo normalmente como se não tivesse a doença, apenas a tosse constante que me incomoda”, explicou.

Marília Caroline, também estudante de Fisioterapia, destacou a importância da ação social na UEPB como forma de difundir a informação a todos os profissionais da área de Saúde. “Ela não afeta só o sistema respiratório, mas também outros sistemas do nosso organismo. Então é importante que os profissionais de Psicologia, Enfermagem, Educação Física e outras áreas tenham conhecimento acerca dessa doença, para que possam melhorar a qualidade de vida desses indivíduos”, afirmou.

Para mais informações sobre a fisioterapia no tratamento da Fibrose Cística, a Clínica Escola de Fisioterapia da UEPB está disponível através do telefone (83) 3315-3346 e localizada na Avenida das Baraúnas, 351, Câmpus Universitário, Bodocongó, Campina Grande. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, nos turnos de manhã e tarde.

Texto: Pryscilla Pontes (Estagiária)
Foto: Ana Teresa Sales

O post Campanha do Departamento de Fisioterapia da UEPB conscientiza população sobre Fibrose Cística apareceu primeiro em UEPB.