26 de agosto de 2021

Alunas de Ciências Biológicas desenvolvem projeto científico sobre cognição em plantasAlunas do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) estão desenvolvimento um projeto de divulgação científica sobre cognição em plantas. Intitulado de “O enigma das plantas: cognição em plantas”, a iniciativa nasceu a partir da matéria eletiva “Cognição em Plantas”, supervisionada pela professora Dilma Trovão. A disciplina visa orientar a população acerca das diversas funções que as plantas desenvolvem no ambiente, além de serem muito importantes para o desenvolvimento da vida na Terra.

O trabalho de divulgação científica atua nas redes sociais, através da plataforma do Instagram (@oenigmadasplantas) e passa por três importantes etapas de construção: escolha do tema, pesquisa científica sobre o tema que será abordado durante a semana, e a construção da publicação. Segundo Kananda Mikaela, uma das integrantes do grupo, a plataforma digital possibilita ao projeto uma maior amplitude de público que atualmente alcança as regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

“Os assuntos abordados surgiram a partir dos temas trabalhados em sala de aula, e posteriormente, ampliamos para outras pautas como a da cegueira botânica. Trazemos curiosidades sobre a Botânica de uma maneira que venha a atrair o público”, comentou Kananda. O projeto também conta com a participação das estudantes Maria Eduarda de Santana, Jéssyka amos de Araújo e Raquel Vital, além do mascote, um cacto chamado “Severino”. A planta recebeu esse nome pelos próprios seguidores da página e tem fortalecido a relação de proximidade entre estudantes, público e vegetais.

“As plantas são o veículo que possibilita a existência da vida de todos os outros organismos que dependem de oxigênio para sobreviver. Elas são quem transforma a luz em vida, quem transforma energia luminosa em energia química e disponibiliza essa energia química para o desenvolvimento dos outros organismos vivos”, explicou Dilma Trovão.

Ainda de acordo com a supervisora do projeto, as plantas atuam de maneira efetiva no ambiente, agindo como uma grande teia que equilibra o planeta e ajuda a combater as agressivas mudanças climáticas globais, além de contribuir para a disponibilidade da água potável na Terra.

Texto: Aluska Teberge (Estagiária)