1ª Mostra Cultural Adolescendo sem Drogas será realizada na próxima sexta-feira, 21 de outubro
Na próxima sexta-feira (21), a partir das 14h, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será realizada a 1ª Mostra Cultural Adolescendo sem Drogas. O evento pretende sensibilizar a comunidade escolar (professores, diretores, estudantes) para o alcance de medidas preventivas em relação ao uso de drogas. Toda a programação foi desenvolvida para que possa servir como material educativo a fim de estimular outros jovens a adotarem hábitos saudáveis, em uma linguagem simples, alegre, leve, elaborada pelos próprios adolescentes, de forma a mobilizar a comunidade estudantil a agir como agentes promotores de saúde.
A Mostra é fruto das ações desenvolvidas pelos extensionistas do projeto “Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas: uma proposta transdisciplinar de abordagem” com os adolescentes estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, localizada no bairro do Catolé, em Campina Grande. A proposta está em consonância com a Política Nacional de Promoção à Saúde, em um trabalho conjunto para promoção de hábitos saudáveis e prevenção ao uso das drogas. O projeto conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UEPB.
Na programação da Mostra constam apresentações culturais, mostra de vídeos, exposição de banners. O trabalho do projeto de extensão, que conta com a coordenação da professora Renata Cardoso Rccha Madruga, vem sendo desenvolvido há três anos em algumas escolas do município de Campina Grande e conta com a participação dos Departamentos de Enfermagem, Odontologia e Psicologia em um trabalho interdisciplinar com uso de Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem.
A partir deste projeto, busca-se também contribuir com a formação dos graduandos envolvidos, acrescentando uma construção de conhecimento de ampla relevância em uma perspectiva transdisciplinar, possibilitando intervenções que tenham sustentabilidade e com humanização em saúde, ao mesmo tempo em que desperta o trabalho em equipe durante as ações, oportunizando a prática do exercício no cuidado das reais necessidades do público assistido.
São colaboradores do projeto os professores Ana Isabella Arruda Meira Ribeiro, Andreza Cristina de Lima Targino Massoni, Jozinete Vieira Pereira, Renata de Souza Coelho Soares, Rilva Suely de Castro Cardoso Lucas e Virgínia Rossana Brito. Os alunos extensionistas que fazem parte da iniciativa são Sarah Medeiros da Silva Roque (bolsista), Ana Latícia Orestino Pereira (voluntária), Ana Paula Alves da Silva Ferreira (voluntária), Clodoaldo Guedes Cardoso (voluntário), Giuliana de Lima Costa (voluntária), Isabel Wanessa da Silva Carvalho (voluntária), Louise Gabrielle Cardoso dos Santos (voluntária), Nathália Thays Jatobá Araújo (voluntária), Priscila Gabriela Rodrigues Rosa (voluntária) e Raíssa Karla de Araújo Oliveira (voluntária).
Confira a programação completa do evento.
Texto: Tatiana Brandão