Campus de Guarabira inscreve interessados em participar do 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba

10 de março de 2017

Com a finalidade de celebrar a arte e a sabedoria popular, principal dimensão da riqueza cultural do Brasil, sobretudo do Nordeste, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando até o mês de maio, em diversas cidades, o 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba. Cada campus da Instituição contará com uma etapa local. A reunião de artistas das regiões Brejo e Agreste se dará no dia 25 de abril, das 14h às 18h, nas instalações do Centro de Humanidades (CH) do Campus III da UEPB, localizado no Bairro Areia Branca, rodovia PB-75, km 01, em Guarabira.

A programação promovida pelo CH constará de acolhimento dos artistas e uma oficina, que será ministrada por Luizinho Calixto, nome respeitado no cenário musical quando se faz referencia à Sanfona de Oito Baixos.  Durante a atividade, serão abordados vários temas, tais como: origem dos instrumentos em foco, técnicas e afinação, além de ser reservado um espaço de diálogo para que cada um possa relatar suas experiências com a música e as influências adquiridas. Em seguida, acontecerá a apresentação de todos os sanfoneiros e tocadores. Na ocasião, serão selecionados aqueles que irão participar da etapa final, em Campina Grande, no dia 12 de maio.

Para o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão Andrade, “a defesa e propagação da cultura popular exige que a Universidade encare o  encontro de Sanfoneiros e de Tocadores de Oito Baixos não só como um evento isolado, mas uma proposta efetiva em salvaguarda das manifestações populares e de categorias de profissionais com perfil histórico na nossa cultura regional”.

Por sua vez, o pró-reitor adjunto de Cultura, José Benjamim Pereira Filho, apontou que a ideia da iniciativa é resgatar a notável personalidade musical do sanfoneiro, enquanto representação responsável pela grandeza do principal repertório e essência das festas populares. “Almejamos possibilitar a união entre novos e antigos músicos de sanfona. Com esse projeto, a UEPB alia-se com maior profundidade ao cotidiano da música nordestina”, destacou.  Acerca da culminância das atividades, próxima ao Maior São João do Mundo, o professor explanou que é na festa junina que a música regional se expressa com maior destaque, sendo sempre executada por seu instrumento mais significativo, a sanfona.

Para os interessados em participar do evento, as inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de abril, de forma presencial, na secretaria da Direção do Centro de Humanidades, nos turnos manhã, tarde ou noite, ou pela internet, por meio do endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7qjE78AQyhk1L5dtPeL0HwGkRGlEOK5vnG3ezOY24EOdYsA/viewform?c=0&w=1. Outro ponto de inscrição é a Secretaria de Cultura de Guarabira (SECULT), situada na Praça da Igreja Matriz, cujo atendimento se dá de 8h às 11h e das 13h às 17.

É importante que a secretaria de cultura de cada município estimule os artistas de suas localidades a participarem desse importante projeto de valorização das manifestações culturais do povo paraibano. O Câmpus III da UEPB desenvolverá as atividades referentes ao 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba com o apoio da Secretaria de Cultura de Guarabira (SECULT). Para obter mais informações, ligue (83) 3271-4080.

Simone Bezerrill e Oziella Inocêncio/Ascom-CH/UEPB