UEPB amplia política de internacionalização através da Universidade de Sófia na Bulgária

18 de maio de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai aprofundar um convênio de intercâmbio com a Universidade de Sófia, na Bulgária, e com isso ampliar a sua política de internacionalização. Para isso, uma comitiva de professores da Universidade de Sófia, capitaneada pela professora Yana Andreeva, deve visitar a Instituição ainda este ano. O coordenador de Relações Internacionais da UEPB, professor Cláudio Lucena, disse que a visita da professora Yana será marcante, pois tem a perspectiva de ampliar os convênios de intercâmbio entre as duas instituições.

Ele disse que recebeu a notícia da nova visita da professora Yana com grande alegria, visto que se trata de um projeto de intercâmbio que vem se desenhando desde 2019, dentro do programa da União Europeia Erasmus Plus+. O professor Cláudio Lucena explicou que o Erasmus+ é um programa de mobilidade interna da União Europeia, sendo que a extensão desse programa permite a interação e integração de universidades europeias com universidades do mundo inteiro.

“Na UEPB esse programa começou a ser desenvolvido em 2019. E um dos pontos de contato é a professora Aldinida Medeiros, do Câmpus de Guarabira”, observou. O professor Cláudio destacou que a Universidade de Sófia tem um núcleo bem desenvolvido de línguas estrangeiras. Ele lembrou que alguns professores búlgaros já realizaram visitas técnicas e ministraram palestras na UEPB.

O coordenador destacou que a professora do curso de Letras, Aldinida Medeiros, visitou a Universidade de Sófia para conhecer as técnicas e as práticas acadêmicas naquela instituição e, a partir daí, começarem a pensar no desenvolvimento de atividades tanto para alunos como para professores. Com isso, a perspectiva é que com a visita da professora Yana Andreeva estabeleça uma nova rodada de negociações com a assinatura de um convênio de intercâmbio envolvendo professores, técnicos e alunos das duas instituições, para atividades de pesquisa e extensão.

“Esse é um típico movimento que para a gente hoje faz sentido que gere um acordo mais estável. Esse não é um acordo superficial. Ele já incluiu visitas técnicas e troca clara de interesses comuns entre as duas universidades”, observou Cláudio Lucena. O professor ainda relatou que a UEPB hoje, por meio da CoRI, tem cerca de 30 acordos de Cooperação Internacional e busca sempre avançar em qualidade. Ele destacou que como a UEPB integra o projeto Solidaris, essa condição permite à Instituição fazer parte do Erasmus+, envolvendo toda a comunidade universitária, além de buscar financiamentos estrangeiros.

A professora Yana Andreeva virá em agosto à UEPB. Além de aprofundar o convênio internacional via CoRI, ela vai aproveitar a oportunidade para proferir duas palestras sobre a Literatura Portuguesa; uma direcionada ao público da graduação, a outra para os alunos da Pós-Graduação. Ela permanecerá por 8 dias na Instituição. Em 2019, ela veio acompanhada com os professores Danail Danov, Madeleine Danov para conhecer a estrutura da UEPB, bem como demonstrar interesse em uma proposta de trabalho conjunto que tenha como objetivo desenvolver atividades que envolvam docentes e estudantes de ambas universidades.

Como ainda estamos em um contexto de pandemia, o professor Cláudio Lucena garantiu que a UEPB tomará todos os cuidados em termos de protocolos sanitários, para assegurar que a visita aconteça de forma segura e sem risco de contaminação pela Covid-19.

Texto: Severino Lopes