Solenidade de Colação de Grau do período 2017.1 marca formatura de estudantes do Centro de Humanidades

27 de dezembro de 2017

A noite da sexta-feira (22) foi de celebração para os alunos formandos dos cursos de História, Direito, Pedagogia, Geografia, Letras e Pedagogia do PARFOR do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III, localizado em Guarabira. A solenidade de Colação de Grau confirmou o cumprimento do dever acadêmico dos alunos que, nos últimos anos, se dedicaram e agora estão prontos para atuarem no mercado de trabalho.

A paraninfa geral do Câmpus III foi a servidora Lutélcia de Paiva Fernandes, que durante os últimos 35 anos se dedicou a Universidade Estadual da Paraíba. Visivelmente emocionada, ela fez questão de lembrar de pessoas importantes que marcaram sua vida na UEPB, principalmente por contribuírem ao seu crescimento profissional. “Por mais de três décadas fiz belas amizades e trabalhei com muito carinho em prol de professores, funcionários e estudantes. Por isso, formandos, não permitam ao longo de suas vidas que as dificuldades se tornem impedimentos e não se curvem ao desânimo”, destacou em seu discurso.

Lutélcia de Paiva ainda afirmou que ao terminar esta etapa, os estudantes partem agora para uma nova missão, sempre guiados pela ética, conhecimento, capacidade, amizade, amor e perdão. “Lembrem o que disse o padre Vieira: nós só existimos quando fazemos, quando não fazemos, apenas passamos. Por isso, façam! Lutem por seus objetivos e trabalhem com amor e carinho, pois só o amor constrói”, destacou a paraninfa geral das turmas do Centro de Humanidades.

Já o pró-reitor de Graduação da UEPB, professor Eli Brandão, que presidiu a solenidade representando o reitor, professor Rangel Junior, reafirmou o compromisso que a Instituição tem na formação profissional e cidadã, além de ter ressaltado o desafio que todos os formandos têm pela frente a partir deste momento. “Minha intenção é desafiá-los a renovarem a aposta na educação, a aposta na luta, a aposta no Brasil, a aposta em vocês, a aposta na esperança, a aposta na vida”, disse Eli, que ainda destacou o longo caminho que todos terão de percorrer pela frente.

“Se são poucos os que conseguem ingressar numa instituição pública, é ainda menor o número dos que alcançam a vitória de concluir, como vocês, um curso de graduação. Estamos desafiados a nos mobilizar em defesa da democracia, da cidadania e da universidade pública e contra projetos de um desenvolvimento econômico que não respeite a natureza, a justiça social, os direitos constitucionais, a dignidade pessoa”, finalizou.

Participou da solenidade para a leitura do juramento o estudante do curso de Pedagogia, Hildelly Fabrício Fonseca. Já o orador foi Romário Farias Pedrosa, do curso de Geografia que permeou seu discurso a partir da indagação: “Somos todos o que?” Em suas palavras, o formando não esqueceu as lições dos professores da Instituição, o apoio de todos os pais, da importância da UEPB na vida de cada um que marcou seu nome na história do câmpus, mas, sobretudo, cobrou uma participação maior para que as transformações sociais estejam mais próximas de serem realizadas no Brasil.

“Até onde vamos mascarar nossa realidade? Os problemas sociais que enfrentamos? A crise política que o país vem apresentando? O que você está fazendo ou vai fazer omo cidadão para mudar essa realidade? Não precisa pegar em armas, não precisa fazer discursos, não precisa discutir com ninguém. O que precisa é que os professores sejam cada vez mais professores compromissados com a formação de seus estudantes. Precisamos de advogados conscientes de sua atuação na sociedade. Mas, acima de tudo, precisamos de cidadãos compromissados com o bem de todos”, destacou.

A solenidade ainda contou com a participação de Rochane Villarim de Almeida, pró-reitoria adjunta de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância; Waldeci Ferreira Chagas, diretor do Centro de Humanidades; Mônica de Fátima Guedes, coordenadora local do PARFOR; Maria Sônia de Medeiros, coordenadora do curso de Direito; Francisco Fábio Dantas, coordenador do curso de Geografia; Naiara Ferraz Bandeira, coordenadora do curso de História; Eduardo Henrique Cirillo, coordenador do curso de Letras; e Rita de Cássia da Rocha Cavalcante; coordenadora do curso de Pedagogia.

Confira imagens da Colação de Grau do Câmpus III no link https://www.facebook.com/205080589581730/photos/?tab=album&album_id=1591770727579369.

Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti