5 de março de 2020

A partir deste semestre, o Departamento de Letras do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Grupo de Estudos em Fonética (Gfone), passa a desenvolver o projeto de extensão “Fonética Experimental e suas Interfaces: conceitos, métodos e aplicações no ensino de L1 e L2”. O objetivo é promover uma abordagem nas línguas materna e estrangeira (Inglês), de modo a aprofundar os estudos sobre ensino e pronúncia. A oportunidade é oferecida para estudantes dos cursos de Letras do CH, como também para estudantes de outras instituições de ensino, professores da Educação Básica e profissionais de áreas afins às Ciências da Fala.

Os interessados em participar do projeto poderão ser inscrever entre os dias 20 e 31 de março, diretamente na Coordenação do Curso de Letras do CH, no Câmpus III, nos turnos da manhã, tarde e noite. Estão sendo oferecidas, inicialmente, 30 vagas para esta primeira turma. As aulas serão iniciadas no dia 7 de abril e acontecerão sempre às terças-feiras, das 17h às 18h20. Durante o curso serão observadas questões relacionadas às diversas temáticas possíveis, além dos caminhos da fonética experimental (acústica e articulatória) com suas aplicações.

Nas atividades do projeto de extensão “Fonética Experimental e suas Interfaces” serão vivenciados conteúdos sobre a variação e mudanças fonético-fonológicas e ensino em L1 e L2, os estudos sobre sotaque estrangeiro e ensino de pronúncia de L2, Fonoaudiologia Clínica e as possibilidades do profissional da área realizar diagnóstico de pacientes com desordem de fala (como afasia, dislexia, dislalia e outras), além de Computação e Robótica (Machine Learning e Inteligência Artificial), Perícia criminal (aplicada ao Direito) e as análises acústicas na identificação de falantes/criminosos para fins forenses.

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Projeto de extensão sobre fonética experimental abre vagas para estudo sobre ensino de línguas apareceu primeiro em UEPB.