6 de janeiro de 2021

O Projeto de Extensão “Escrita Criativa e Produção de Saberes: Redes e Espaços de Diálogos com Escritoras e Escritores paraibanos contemporâneos”, desenvolvido pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmpus III de Guarabira, segue incentivado a leitura e despertando novos talentos literários. Mesmo com a pandemia, o projeto não suspendeu as atividades e passou a ser realizado de forma on-line, através das plataformas digitais.

Coordenado pela professora Verônica Pessoa e pelo professor João Matias de Oliveira, o projeto tem proporcionado aos estudantes, professores e demais integrantes do Câmpus III, a oportunidade de conhecer, discutir, debater e se aprofundar em novas maneiras de produzir, materializar e socializar a produção literária paraibana de cordéis, poesias, contos e demais gêneros literários voltados para a prática artística e pedagógica.

A professora Verônica Pessoa, explicou que dentre as atividades realizadas junto aos estudantes, foi possível perceber uma demanda por um maior de conhecimento da produção literária contemporânea na Paraíba, bem como de novas formas de produção artística e editorial alternativas. Ela citou como exemplo os livros artesanais, e movimentos de socialização do livro e de leitura, existentes atualmente no Estado, o que motivou o desenvolvimento do projeto. As atividades tiveram início em fevereiro de 2020, ainda de forma presencial, seguidas de oito encontros de discussão com autores e autoras paraibanos. No total, participaram 55 cursistas, tanto da comunidade acadêmica da UEPB quanto da comunidade da cidade de Guarabira.

Por ocasião da pandemia da Covid-19 e da normativa da UEPB para o desenvolvimento de atividades nesse período, os encontros entre os participantes deram-se através da plataforma Google Meet. Com essa mudança de formato, o escritor ou escritora convidada se incumbia de enviar textos literários de sua autoria. Posteriormente, os encontros se davam de forma on-line para a discussão das qualidades e características literárias da obra, sempre observando sua inserção no contexto das discussões sobre raça, gênero, identidade, cultura e contemporaneidade.

O primeiro encontro ocorreu no dia 12 de agosto e seguiu até 18 de novembro. Os encontros reuniram escritores e escritoras paraibanas a exemplo de Débora Gil Pantaleão, Bruno Ribeiro e obras da escritora paraibana Isabor Quintiere. Durante os encontros, foram debatidos obras, trajetória dos autores, dificuldades e, em seguida, foi aberto uma roda de perguntas para o escritor. Após quase um ano de atividades a professora Verônica ressaltou que com as ações desenvolvidas, possibilitou levar aos estudantes da UEPB, e demais visitantes, um apanhado crítico, teórico, prático e abrangente de quem é e quem faz a literatura paraibana na contemporaneidade, bem como incentivar alunos e alunas da Universidade a ler critica e criativamente textos literários de autores contemporâneos.

“Nos debates dos textos literários e nas entrevistas com os escritores convidados, permaneceu, nos estudantes e demais envolvidos, uma sensação de ânimo com a produção literária paraibana contemporânea. Conheceu-se, pois, as diretrizes e inspirações contemporâneas que marcam essa literatura, bem como o seu esforço em produzir saberes ligados a questões sociais e culturais contemporâneas, como debates sobre gênero, raça, cultura, identidade e socialização da literatura paraibana” observou.

O Projeto terá continuidade em 2021, sendo realizado como uma ação do Departamento de Educação do Câmpus III. Os coordenadores da iniciativa esperam através deste processo abrangente, atingir ao âmago dos alunos que se interessam pela leitura de autores e narrativas contemporâneas, bem como em serem partícipes deste processo, auxiliando a diversificar tais narrativas. O propósito do projeto de extensão é estimular os estudantes a escreverem e integrar o panteão de leituras acadêmicas e fortunas críticas, via artigos, TCCs, dissertações e teses sobre a literatura paraibana contemporânea e seus escritores.

Texto: Severino Lopes

O post Projeto de Extensão “Escrita Criativa e Produção de Saberes” desperta talentos literários em Guarabira apareceu primeiro em UEPB.