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Centro de Humanidades

Pedagogia

A representação da tradição do Catimbó-Jurema no cancioneiro de Jackson do Pandeiro:contribuição para conteúdos educacionais das  leis 10.639/03 e 11.645/08


Área de abrangência: Educação e diversidade cultural

Área temática: Diversidade religiosa

Linha de pesquisa: Representações afro-brasileiras

Público alvo: Bolsista Daniel de Oliveira

Duração: até 2012

Coordenadora: Ivonildes da Silva Fonseca

Sobre o projeto

A pesquisa busca analisar nas letras de músicas interpretadas por Jackson do Pandeiro a representação da tradição do Catimbó-Jurema tendo por objetivos específicos:

  • Contextualizar historicamente a tradição do Catimbó-Jurema no campo religioso afro-indígena paraibano;
  • Discutir a reconfiguração do Catimbó-Jurema a partir da oficialização da Umbanda na Paraíba;
  • Identificar as perspectivas teóricas dos autores que contemplam o Catimbó-Jurema.

 

Flora, Sebastiana, a mulher do Aníbal e a mulher que virou homem: discutindo identidades de gêneros no cancioneiro de Jackson do Pandeiro.


Área de abrangência: Educação

Área temática: Educação e Gênero

Linha de pesquisa: Educação e Gênero

Público alvo: Bolsista Roberta da Conceição

Duração: até 2013

Coordenadora: Ivonildes da Silva Fonseca

Sobre o projeto

O objetivo geral, da presente pesquisa, é promover uma análise sobre as representações  das identidades de gênero a partir das letras de músicas interpretadas por Jackson do Pandeiro.
Em relação aos objetivos específicos, destacam-se cinco:

  • Discutir gênero enquanto conceito socialmente construído;
  • Conhecer a biografia de Jackson do Pandeiro;
  • Caracterizar os papéis socialmente construídos figurados nas letras das músicas;
  • Categorizar as identidades de gênero representadas nas letras das músicas;
  • Contextualizar historicamente as identidades notificadas nas letras das músicas.