Palestra sobre desafios na estrutura educacional marca abertura do 2º Ciclo de debates DCE Campus III

21 de março de 2018

Tiveram início, nessa terça-feira (20), no Centro de Humanidades (CH), as atividades acadêmicas referentes ao 2º Ciclo de debates DCE Campus III. Tendo como eixo temático o tópico “Direitos e desafios na estrutura educacional”, o evento reúne estudantes e professores de diferentes cursos com o intuito de debater questões relacionadas à reforma do ensino, ao mercado de trabalho, à educação superior e aos desafios impostos às licenciaturas e ao processo de formação docente.

A palestra de abertura contou com a contribuição da professora Lívia Serafim Oliveira, que faz parte do Diretório de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A docente traçou um histórico sobre a universidade brasileira, do surgimento até os dias de hoje, apontando como a instituição de ensino superior estava, em sua gênese, estritamente vinculada à elite, atuando como formadora de quadros dirigentes da sociedade.

Trazendo o debate para a contemporaneidade, a professora problematizou os contínuos cortes orçamentários sofridos pelas universidades, condição que pode levar, segundo ela, a “um caminho de precarização com fins privatistas”. Como ponto central de sua explanação, a palestrante destacou que a universidade deve ser compreendida como um espaço de reflexão e resistência, pois “exerce o papel de formadora humanística, crítica, e não mercadológica”.

Sob a organização do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o 2º Ciclo de debates DCE Campus III visa promover a integração e o diálogo entre estudantes de todos os cursos ofertados pelo Câmpus de Guarabira. O evento segue até sexta-feira (23), abrangendo uma programação especial, composta por palestras, mesas redondas e minicursos, além de atração musical.

DIA 20: manhã, tarde e noite

Mesas redondas (auditório do CH)

DIA 21: manhã, tarde e noite

Mesas redondas (auditório do CH)