17 de maio de 2019

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) do Centro de Humanidade (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, no dia 20 de maio, no Auditório do Centro, duas mesas redondas, além de apresentações artísticas em alusão do Dia da África. A iniciativa é para celebrar o dia 25 de maio em referência à criação da Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, que em 1963 instituiu a data com o objetivo de defender e emancipar o continente africano.

A mesa redonda da tarde terá início às 14h, enquanto a da noite será as 20h. Ambas terão o mesmo tema: “Conversando sobre a África”. Participarão dos dois momentos o graduando em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Heritier Kabamba Subissay (natural da República Democrática do Congo), e a doutoranda em Ciências da Nutrição, também da UFPB, Mirela Gouveia Nhanca (natural de Guiné-Bissau). Em dois momentos, às 13h30 e às 19h30, será apresentado o recital “Palavras Negras Importam”, com a arte-educadora Fernanda Mara Ferreira, e a violoncelista Agata Christie, ambas também da UFPB.

A realização do evento é uma parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ-UEPB/CH), coordenado pelos professores Waldeci Ferreira Chagas (Departamento de História do CH) e Sheila Melo (Departamento de Pedagogia do CH), e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas (NEABÍ) da UFPB. As inscrições podem ser feitas no local do evento, antes do início das atividades. A quantidade de vagas respeitará a capacidade do Auditório do Centro de Humanidades, em Guarabira.

O Dia de África é celebrado pelas populações negras no Brasil pelo reconhecimento da África como matriz constitutiva da nação brasileira. Os participantes do evento receberão certificação com carga de 8 horas/aula

Texto: Givaldo Cavalcanti

O post Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas do CH realiza evento em alusão ao Dia de África apareceu primeiro em UEPB.